PatoBranco.com

TCE-PR é credenciado como entidade capacitadora dos contadores paranaenses

Publicado em: 17/04/2017 15:19

Numa ação pioneira, o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRC-PR) credenciou a Escola de Gestão Pública do Tribunal de Contas do Estado como entidade capacitadora do sistema de educação profissional continuada daquele órgão. "Uma das principais funções dos órgãos de controle externo é preparar gestores e servidores para o correto e eficaz uso do dinheiro público", afirma o presidente do TCE-PR, conselheiro Durval Amaral. "Os profissionais da contabilidade são essenciais para a boa gestão pública e, com esse credenciamento, o Tribunal de Contas contribuirá ainda mais para que isso aconteça."

O credenciamento segue a norma sobre educação continuada NBC PG 12, emitida pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) em 6 de dezembro de 2016. O programa de Educação Profissional Continuada do CFC é a atividade que visa a manter, atualizar e expandir os conhecimentos e competências técnicas e profissionais, as habilidades multidisciplinares e a elevação do comportamento social, moral e ético dos profissionais da contabilidade, como características indispensáveis à qualidade dos serviços prestados e ao pleno atendimento das normas que regem o exercício da profissão.

A partir de agora, os cursos de Contabilidade coordenados pela Escola de Gestão Pública do TCE-PR passam a atender os objetivos do CFC definidos pela NBC PG 12. De acordo com essa norma, os profissionais da área devem ter um mínimo de capacitação durante o ano que gera pontuação, de acordo com cada treinamento.

A EGP oferece atualmente três cursos online, que somam 26 horas de capacitação e passam a gerar pontuação para os profissionais da Contabilidade atenderem à exigência do CFC: Entendendo as Demonstrações Contábeis e Fiscais (com quatro horas de duração), Contabilidade Aplicada aos Regimes Próprios de Previdência Social (sete horas) e Contabilidade Aplicada ao Setor Público - Teoria e Prática do TCE-PR (15 horas).

Todos os cursos - presenciais e online - oferecidos pela EGP são gratuitos. Por meio de uma parceria que o TCE-PR mantém com o CRC-PR, vários eventos presenciais de capacitação do Tribunal já foram ministrados no auditório da sede do conselho, em Curitiba.

Para se inscrever nos três cursos online atualmente oferecidos, o profissional de contabilidade deve acessar os cursos na aba da EGP no site do TCE-PR, fazer sua inscrição informando, no campo Instituição, as palavras "CRC-PR" ou "CONTADOR" e aguardar um e-mail que informará usuário e senha de acesso.

Após assistir às aulas nos horários que escolher, o aluno deve responder um questionário com 10 perguntas sobre o conteúdo ministrado. Acertando no mínimo 7 questões, ele fica habilitado a emitir o certificado de conclusão do curso.



CURSOS ONLINE PARA CONTADORES

Curso

Duração

Entendendo as Demonstrações Contábeis e Fiscais

4 horas

Contabilidade Aplicada aos Regimes Próprios de Previdência Social

7 horas

Contabilidade Aplicada ao Setor Público - Teoria e Prática do TCE-PR

15 horas

Fonte: TCE PR
Foto: Wagner Araújo/Divulgação TCE-PR

Foto

Notícias Relacionadas