PatoBranco.com

Prefeitos de Minas Gerais conhecem iniciativas empreendedoras no sudoeste do Paraná

Publicado em: 11/05/2017 11:32

A Regional Sul do Sebrae/PR recebeu nos últimos dias, missão técnica com prefeitos do Noroeste de Minas Gerais. O grupo esteve em Pato Branco e Francisco Beltrão, região sudoeste do Estado, para conhecer experiências empreendedoras bem-sucedidas, especialmente ligadas à educação, inovação, compras públicas e à agricultura familiar. Treze dos 20 gestores municipais que pertencem à Associação dos Municípios do Noroeste de Minas Gerais (Amnor) integraram a missão, que teve ainda representantes do Consórcio de Saúde e Desenvolvimento dos Vales do Noroeste de Minas (Convales) e da Gerência Regional de Saúde (Secretaria de Saúde de Minas Gerais).

A programação teve início em Pato Branco, com reunião na sede da Regional Sul do Sebrae/PR. Após assistirem a apresentações sobre as ações executadas na região, os mineiros foram recebidos pelo prefeito Augustinho Zucchi, conheceram o Parque Tecnológico e ações de educação empreendedora e de robótica em âmbito municipal. Para fechar o dia, houve visitação a uma empresa que desenvolve soluções de automação para o agronegócio.

No dia seguinte, em Francisco Beltrão, o grupo foi recebido pelo prefeito Cleber Fontana na sede da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop). Na sequência, conheceram o Plano de Desenvolvimento Regional Integrado (PDRI), o Consórcio Intermunicipal da Fronteira (CIF) - que reúne os municípios de Barracão e Bom Jesus do Sul, no Paraná, Dionísio Cerqueira (SC) e Bernardo de Irigoyen (Argentina) e o programa de compras governamentais Compra Sudoeste, com experiências nas áreas de compra de micro e pequenas empresas e da agricultura familiar. Para finalizar, visitaram o Centro Empresarial de Francisco Beltrão e a Sala do Empreendedor.

Alessandro Chaves, gerente do Sebrae/MG que coordena as ações no ambiente de negócios, explica que o roteiro foi montado com base em três eixos: compras públicas, educação empreendedora e Salas do Empreendedor.

"Nossa premissa é gerar renda no território. O Poder Público é fundamental para isso, mas sozinho não consegue fazer", explica Chaves.

O gerente conta que o Noroeste de Minas Gerais tem semelhanças com o Sudoeste paranaense. Cerca de 80% dos municípios tem até 15 mil habitantes e há um percentual expressivo de agricultores familiares.

A base da economia está na pecuária e na produção de grãos. A região, que faz fronteira com Distrito Federal, Bahia e Tocantins, é a maior produtora brasileira de feijão e capim braquiária.

"Aqui (Sudoeste), tem-se agricultura familiar organizada, índice de compras da agricultura familiar, por parte do Poder Público, muito acima da média nacional, e Salas do Empreendedor espalhadas, em aliança que a Regional Sul do Sebrae/PR estabeleceu com os municípios. Ações que podem, com certeza, inspirar o grupo de prefeitos", acredita Chaves.

Potencial mineiro

O presidente da Amnor, Edgar José de Lima, que administra o município de Guarda-Mor, observa que a região noroeste de Minas Gerais tem força no agronegócio, mas que faltam conhecimentos para atingir estágio mais avançado de desenvolvimento.

"Temos um potencial de crescimento muito grande, mas que não é aproveitado pela falta de mão de obra qualificada, por exemplo", avalia. "Foi a melhor visita que já fiz em minha vida pública", emenda o prefeito Edgar Lima.

O gerente da Regional Sul do Sebrae/PR, Cesar Giovani Colini, diz que a visita dos prefeitos respalda o trabalho que está sendo desenvolvido na região.

"Receber um grupo de 13 prefeitos de outra região do Brasil é a comprovação de que temos bons projetos para mostrar. Ainda estamos construindo muitas iniciativas, mas é sinal de que estamos no caminho certo. Vejo que o desenvolvimento do trabalho é satisfatório e tem gerado bons frutos", pondera Cesar Colini.

Na Lei Geral

O consultor Gerson Miotto, gestor do programa de Políticas Públicas na Regional Sul do Sebrae/PR, ressalta que a comitiva mineira conheceu iniciativas derivadas da implementação da Lei Complementar nº 147, conhecida como Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas.

"No Noroeste de Minas Gerais, está sendo iniciado um projeto para construir um ambiente de promoção dos pequenos negócios. O Sudoeste foi a primeira região do país a se organizar e obter resultados expressivos, fruto da parceria entre Sebrae/PR e Amsop", salienta Miotto.

Prefeitos trocam experiências

As conversas entre os administradores municipais de Minas Gerais e seus colegas do sudoeste paranaense também se estenderam a outros temas. Em Pato Branco, por exemplo, os mineiros quiseram saber mais sobre serviços públicos como saúde, limpeza pública e meio ambiente.

"Debatemos questões importantes, comuns para todas as administrações municipais, pois apesar das diferentes regiões, nossos desafios são semelhantes. Essa troca de experiências é fundamental para viabilizarmos alternativas inovadoras para o desenvolvimento dos municípios e das nossas regiões", relata o prefeito Augustinho Zucchi.

Já o prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana, contou que foi preciso usar a criatividade para enfrentar a queda nas receitas do município e exaltou a iniciativa do Sebrae/PR e Sebrae/MG.

"Em períodos de dificuldade, precisamos conhecer ações bem sucedidas nas mais diversas áreas. Certamente, os prefeitos levarão para Minas Gerais muitas ideias que possam ser colocadas em prática. Nós também teremos a oportunidade de aproveitar modelos de ações que eles trouxeram de suas administrações".

A relação

Dos 20 municípios que pertencem à Amnor, treze tiveram prefeitos na missão técnica organizada pelo Sebrae: Arinos, Bonfinópolis de Minas, Cabeceira Grande, Chapada Gaúcha, Dom Bosco, Formoso, Guarda-Mor, Natalândia, Pintópolis, Riachinho, Três Marias, Uruana de Minas e Urucuia.

A missão contou ainda com representantes do Sebrae/MG: Alessandro Flávio Barbosa Chaves (gerente de Desenvolvimento de Territórios para o Estado) e Érika Letícia Martins e Juscélio Gonçalves Queiroz, ambos analistas da Regional Noroeste.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Antônio Menegatti

Foto

Notícias Relacionadas