PatoBranco.com

RS - Trabalhador rural usava granada de 5 kg para trancar portão de galinheiro

Publicado em: 19/05/2017 13:25

Uma situação inusitada, poderia ter provocado uma tragédia para um trabalhador rural do Rio Grande do Sul.

O homem de 45 anos morador de Caverá, distrito do município de Rosário do Sul, cerca de 20 Km de Alegrete encontrou o "objeto" em um dia de trabalho no campo, sem saber do que se tratava e por achar "diferente" levou para casa.

Durante aproximadamente 40 dias o "objeto" ficou no interior de seu veículo, qual utilizou para seguir até a cidade diversas vezes. Recentemente, um cunhado resolveu dar uma organizada no local devido à uma festa de família que teria ali e durante a 'faxina' encontrou a granada de cinco quilos segurando a porta do galinheiro.

Sabendo do que se tratava, rapidamente levou para longe de casa e entrou em contato com o 10º Batalhão Logístico do Exército Brasileiro, em Alegrete, que pela segurança de todos decidiu explodir a granada.

Segundo o exército, a granada era usada por algum tanque e teria potência para destruir um blindado.

A sorte do agricultor é que a granada estava com problemas no sistema de detonação o que dificultou a explosão, principalmente com os movimentos do carro enquanto estava dentro.

Pelo estado em que estava, era de no mínimo 40 anos atrás. inclusive vizinhos comentaram que há 50 anos aquela área era usada para treinamentos das unidades militares e possivelmente a granada foi usada em alguma atividade.

DETONAÇÃO

O processo de detonação teve um buraco com mais de dois metros de profundidade, explosivo para facilitar o trabalho e sacos de areia para amortecer o impacto. Ao final o que restou foi uma grande cratera no local.

A recomendação é de que se alguém encontrar algo semelhante, comunique as autoridades imediatamente.

Acompanhe o vídeo do momento da explosão:



Fonte: Redação PatoBranco.com com informações do Portal Alegrete Tudo
Foto: Portal Alegrete Tudo

Fotos

Notícias Relacionadas