PatoBranco.com

PRF lança festival pedagógico de trânsito no Paraná

Publicado em: 09/06/2017 06:17

O superintendente da PRF, Adriano Furtado, assinará o termo de adesão à iniciativa, em conjunto com prefeitos e gestores estaduais. Participam da atividade representantes da Secretaria de Educação do Paraná e das prefeituras de Curitiba, São José dos Pinhais, Colombo, Campina Grande do Sul e Quatro Barras.

O festival, que segue até novembro, incentiva que as escolas participantes passem a incluir, em caráter permanente, a temática do trânsito nas diversas disciplinas de seu currículo, de forma transversal. O objetivo final é que o assunto faça parte do dia-a-dia da comunidade escolar.

Com o tema "Transformando atitudes para salvar vidas", o festival prioriza, entre outros temas específicos, o uso da cadeirinha e do cinto de segurança; o excesso de velocidade; a embriaguez ao volante; as ultrapassagens irregulares; e a segurança dos motociclistas.

Para viabilizar o projeto, a PRF disponibiliza profissionais, material didático e dados estatísticos relacionados às comunidades locais. O conteúdo programático sobre segurança no trânsito é abordado de acordo com o planejamento pedagógico elaborado pelos profissionais das escolas envolvidas.

A ação prevê ainda a produção de trabalhos como atividade de palco, maquetes, poesia, dança, música, gráficos e textos, entre outras modalidades. Cada escola promoverá uma feira temática própria relacionada ao festival.

As escolas receberão kits com réplicas de placas de sinalização de trânsito e fitas adesivas que simulam linhas divisórias de pistas e faixas de pedestres, entre outros materiais de apoio que serão utilizados nas atividades práticas com os alunos.

O Fetran é mais uma ação de educação desenvolvida pela PRF para contribuir com a redução dos índices de violência no trânsito, com base na valorização da convivência social, das diversidades culturais e do exercício da cidadania.

Desenvolvido desde 2004 pela PRF em diversas regiões do país, o Fetran tem o apoio, no Paraná, do Departamento Estadual de Trânsito, do Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais (SinPRF) e das concessionárias de rodovias, entre outros parceiros.

Fonte: PRF Paraná
Foto: PRF Paraná

Foto

Notícias Relacionadas