PatoBranco.com

Primeira Defesa de Dissertação do Programa de Mestrado em Letras, aconteceu na UTFPR

Publicado em: 10/06/2017 06:43

O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), ofertado no Câmpus Pato Branco, deu início às sessões públicas de defesa das dissertações dos mestrandos.

No dia 08 de junho, às 9 horas, na sala V001, a agora Mestre Daiana Patrícia Follman Pasquim Piaceski, que ingressou na turma de 2015 (primeira turma do PPGL) realizou a primeira defesa de dissertação, intitulada "Fios de Roca e Tramas Sentimentais: Personagens tecelãs em O Continente, Os Sinos da Agonia e O Voo da Guará Vermelha".

O tema da pesquisa foi escolhido pela própria aluna do Programa, que contou com a orientação do professor Dr. Mauricio Cesar Menon, da UTFPR, Câmpus Campo Mourão.

Sobre a pesquisa, Daiana relatou: "o que eu fiz foi um recorte das personagens tecelãs que eu encontrei em 3 romances por meio do ato de tecer, seja literalmente, como em Ana Terra, que tem uma roca que é herdada de geração em geração e vai ficando para as mulheres em sua linha de sucessão, ou também, de uma forma figurada, em O Voo da Guará Vermelha, que é uma contação de histórias que acontece durante o livro: um pedreiro conta as histórias para uma prostituta, que as escreve, e o sonho desse pedreiro é aprender a escrever. E, para finalizar, a tecelã Malvina, que é uma aranha ardilosa. Então é a teia de dominar os destinos".

A pesquisadora destaca ainda: "algo que chamou muito a minha atenção é o fato de as obras serem escritas em épocas distintas e mesmo assim ter sido possível relacioná-las e apresentar o que cada personagem traz".

Para o orientador, professor Mauricio, atuar no PPGL "tem sido uma das melhores experiências, tendo em vista que no Câmpus Campo Mourão nós não temos o Curso de Letras. Então aqui tenho a oportunidade de orientar trabalhos dentro da minha área de especialização, na qual eu fiz Mestrado e Doutorado. Então, para mim, é uma oportunidade única fazer parte do corpo docente desse Programa".

Quanto às dificuldades que um aluno do Programa pode encontrar ao ser orientado por um professor de outra cidade, Mauricio destaca que "é mais fácil quando o orientador mora na cidade, mas, com o advento da internet, a gente orienta muito pelas redes sociais. Então não dificulta essa questão presencial, mesmo para professores da cidade já se faz muita orientação virtualmente".

Conforme contextualiza o Coordenador do PPGL, o professor Dr. Anselmo Pereira de Lima, "a defesa dessa primeira dissertação configura um momento de grande importância para a pós-graduação da UTFPR, que assim avança também no campo das Letras, para além das chamadas tecnologias".

O Coordenador destaca também que "o objeto maior de estudo do PPGL é, afinal, a própria linguagem humana, que pode e deve ser entendida como a mais sofisticada das tecnologias que os seres humanos foram e são capazes de criar e recriar ao longo de toda sua história".

A Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação esteve representada durante a defesa, pelo assessor de Pós-Graduação Stricto Sensu, professor Dr. Paulo Rogerio Novak, o qual destaca a importância da participação de todos os professores, técnico-administrativos e estudantes que de alguma forma contribuíram para este momento "É uma satisfação muito grande, ver o 8º Programa de Pós-Graduação da UTFPR Câmpus Pato Branco iniciando suas defesas e divulgando os resultados de suas pesquisas à comunidade".

O início das defesas do PPGL se deu na Linha de Pesquisa "Literatura, Sociedade e Interartes". Com isso, o Programa é considerado plenamente implementado perante a Coordenação para o Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES). A defesa da segunda dissertação se dará na Linha de Pesquisa "Linguagem, Educação e Trabalho" e se intitula "Funções linguístico-psicológicas do assalto ao turno em situação de autoconfrontação cruzada: o trabalho docente em foco", sendo de autoria da Mestranda Teresa Raquel Conte Demarco, orientada pelo professor Anselmo. Outras cinco defesas estão agendadas para os meses de agosto e setembro, havendo ainda mais cinco em processo de agendamento.

Desde o início do Programa, já ingressaram 39 mestrandos, em 03 turmas. Nova seleção está prevista para o segundo semestre de 2017.

Mais informações podem ser obtidas na página do PPGL ou pelo telefone (46) 3220-2610.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Assessoria de Imprensa

Fotos

Notícias Relacionadas