PatoBranco.com

Estão abertas as inscrições para o Segundo Campeonato de Lançamento Balístico

Publicado em: 10/06/2017 06:59

O Departamento Acadêmico de Física do Câmpus Pato Branco (DAFIS) promove o segundo Campeonato de Lançamento Balístico. Neste ano o evento será realizado junto a III Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco - Inventum, que ocorrerá de 14 a 18 de outubro de 2017, com o apoio da Prefeitura Municipal de Pato Branco.

O campeonato consiste no desenvolvimento de um projeto e construção de um equipamento para lançamento de uma bola de tênis, ao qual equipes formadas por acadêmicos, competirão nas modalidades alcance e exatidão. O objetivo é aplicar e integrar conhecimentos adquiridos nas disciplinas regulares ofertadas nos cursos da instituição em uma atividade de extensão, através da competição de lançamento entre as equipes, bem como a integração dos diversos cursos da UTFPR e demais Instituições.

O evento é aberto a participação de todos os alunos que estejam devidamente matriculados em um curso superior ou de ensino médio de qualquer Instituição, conforme regras estabelecidas em regulamento próprio.

Os interessados deverão formar uma equipe, nominá-la, indicar o presidente e membros da equipe, e realizar a inscrição em formulário próprio na página on-line da Inventum 2017, no endereço http://inventum.org.br/#competicao, até o dia 20/06.

O Campeonato será realizado no dia 17 de outubro, às 09h, na pista de rodeios do Parque de Exposições de Pato Branco ou outro local determinado pela organização. As equipes participarão em ordem a ser definida por sorteio. A data poderá ser alterada dada as condições climáticas.

Como incentivo, para os acadêmicos do Câmpus Pato Branco da UTFPR, cada integrante da equipe campeã poderá, se assim desejar e a critério do professor, requisitar 1,0 ponto na média de qualquer uma das disciplinas do DAFIS que estejam cursando no semestre em que ocorre a competição. Os integrantes da equipe vice-campeã poderão requisitar 0,5 pontos.

O Departamento de Física poderá fornecer ajuda de custo, para as equipes constituídas por alunos da UTFPR-PB, para a compra de materiais mediante apresentação do projeto de construção do equipamento, até o dia 03 de julho. O projeto pode ser sucinto, mas deve conter um esboço do equipamento a ser construído, bem como a descrição do seu funcionamento e materiais a serem empregados. O valor da ajuda de custo está limitado ao orçamento disponível.

Para cada participante, a organização fornecerá certificado de participação, com carga horária de 30h, tempo estimado para o desenvolvimento e construção do equipamento de lançamento. A comissão organizadora abrirá edital a fim de angariar patrocínios junto às empresas privadas para uma eventual premiação complementar.

Mais informações podem ser obtidas no DAFIS do Câmpus Pato Branco da UTFPR, com o prof. Neuri Lunelli, pelo telefone (46) 3220-2602, pelo endereço eletrônico neuri@utfpr.edu.br

Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Assessoria de Imprensa

Foto

Notícias Relacionadas