PatoBranco.com

Onde pode nevar nos próximos dias?

Publicado em: 16/07/2017 15:42

Ao longo da semana simulações atmosféricas específicas para neve feitas por supercomputadores indicaram a possibilidade de nevar no Sul do Brasil principalmente nesta segunda-feira, 17 de julho.

A possibilidade de nevar está sendo considerada alta pela massa de ar de origem polar extremamente forte que avança sobre o centro-sul da América do Sul, inclusive quebrando recordes de temperaturas e neve em alguns locais.

Com isso, a área com chance de neve aumentou e está sendo indicada não apenas para cidades catarinenses onde o fenômeno costuma ocorrer, como São Joaquim, Urubici e Urupema, mas também para cidades de menor altitude da serra e do planalto gaúcho e das regiões de planalto no sul e no norte de Santa Catarina.

A chance de nevar em cidades como Palmas e União da Vitória, no sul do Paraná não pode ser completamente descartada. Além da neve há chance também de fenômenos como chuva congelada e sincelo podem ser esperados.

O certo é que o frio está retornando e com força.

TURISMO

Depois de atingir Santiago, no Chile, a neve pode chegar à Serra catarinense nesta segunda-feira (17). Os hotéis de São Joaquim, por exemplo, estão lotados desde quinta-feira (13), quando foi divulgada a previsão de frio intenso.

"A massa de ar frio que atingiu Santiago e chegará a SC é a mesma, mas, é claro, serão os mecanismos regionais que vão determinar a proporção do fenômeno. Não podemos dizer que terá a mesma intensidade, são situações distintas", ponderou Leandro Puchalski, da Central RBS de Meteorologia.

Temperaturas negativas

De acordo com a Epagri/Ciram, em São Joaquim, as temperaturas devem ficar entre -5°C e 4°C nesta segunda. Em Urupema, os termômetros devem marcar -3°C.

"Junto com um sistema de chuva, vem uma intensa massa de ar frio polar, no amanhecer de segunda, mas as menores temperaturas nesse dia deverão ocorrer à noite. Se nada mudar, há chance de neve na Serra ao longo do dia", afirmou Puchalski.

Diversão e alerta

Um evento raro no inverno brasileiro, a neve atrai turistas sobretudo do sudeste do país.

"Estamos recebendo telefonemas desde quinta, mas não temos mais condições de receber ninguém, está tudo lotado. Quando a neve chega, o pessoal vai para rua, brinca na praça, faz boneco de neve, por um lado é muito agradável, mas por outro há perigos", alertou o diretor de hotel Ivanildo Barros.

A Polícia Militar Rodoviária se apressou em divulgar neste domingo (16) orientações aos motoristas para o tráfego em segurança em caso de neve ou gelo sobre a pista.

"Planeje com antecedência a viagem e evite sair à noite, já que a visibilidade deve estar comprometida. Dirija em velocidade reduzida. Quando ligar o carro, limpe o excesso de neve que estiver no capô e vidros. Ao visualizar gelo sobre a pista, não prossiga", recomendou a corporação.

PATO BRANCO E REGIÃO

Segundo nosso colaborador Clovis Padoan Filho, o frio está realmente chegando, confira a nota:

"Ao entardecer deste domingo o vento deve virar e a temperatura começa a despencar. Amanhecer de segunda na casa dos 6C.

A chuva deve ser pouca, e deve começar só na madrugada/manhã de segunda.

As chances estão bem baixas, mas pode ocorrer alguma chuva congelada, neve granular ou até mesmo alguns flocos de neve em Pato Branco entre a tarde e início da noite. Já nas serras de SC e RS pode ser um belo episódio de neve!

A sensação térmica será brutal segunda, durante o dia não devemos passar dos 7ºC, com muito vento e sensação abaixo de zero.

Geada forte e temperaturas negativas no amanhecer de terça e quarta-feira".

Fonte: Redação PatoBranco.com com informações do Climatempo - G1 SC - Clovis Padoan Filho
Foto: Reprodução

Foto

Notícias Relacionadas