PatoBranco.com

Pato Branco recebe novos profissionais do Programa Mais Médicos

Publicado em: 03/08/2017 13:35

A saúde pública de Pato Branco continua sendo contemplada pelo Programa Mais Médicos, do Governo Federal. Embora o grupo composto por sete profissionais médicos, entre cubanos e um argentino, que iniciou os trabalhos na cidade em abril de 2014, esteja retornando aos seus países de origem, novos profissionais já estão sendo inseridos nas Equipes de Estratégia e Saúde da Família (ESF), tendo em vista o bom trabalho desempenhado e a acolhida por parte da comunidade.

Desde o início de 2017, dos sete médicos do programa que estavam atuando na cidade, quatro voltaram para seus países de origem. Nas unidades de saúde onde os profissionais permaneceram por cerca de três anos, a comoção foi grande a cada despedida, conforme relata a secretária municipal de Saúde de Pato Branco, Antonieta Chioquetta.

"Esses profissionais têm somado ao trabalho desenvolvido por toda a nossa equipe, justamente porque vêm de encontro à postura humanizada que priorizamos na saúde pública de Pato Branco. São laços que ultrapassam os consultórios médicos e passam a fazer parte das histórias dos usuários, e isso tem contribuído de forma significativa para o reconhecimento da nossa saúde, pelo serviço de qualidade que trata, previne e acolhe", enfatiza Antonieta.

Atualmente, Pato Branco possui seis médicos do programa. Destes, cinco são cubanos e uma é brasileira. Fazem parte desse grupo três profissionais que chegaram na cidade recentemente, são eles: Ulicer Manuel Rodriguez Ocho, na unidade de saúde do bairro Alvorada; Ruben Enrique Meireles Martinez, na unidade de saúde do bairro São Cristóvão; e Royler Mota Infante, na unidade de saúde da comunidade de São Roque do Chopim.

Para atender a unidade de saúde do Planalto, que possuía um dos médicos que voltou para Cuba, a Secretaria Municipal de Saúde, através de concurso público, contratou um médico para substituição. Contudo, conforme adianta Antonieta, outros dois médicos do Programa Mais Médicos estão se preparando para retornarem aos seus países, em que o Município está pleiteando, junto ao Governo Federal, a viabilização de novos profissionais para ocuparem essas vagas. "Queremos esclarecer à população que faremos ajustes na nossa equipe para não deixar essas unidades desassistidas, pois esse é um compromisso da Administração Municipal", reforça a secretária.

O Programa Mais Médicos (PMM) é parte de um amplo esforço do Governo Federal, com apoio de estados e municípios, para a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Assim, o programa busca contribuir na qualidade de vida, promoção e prevenção em saúde. Além de estender o acesso, o programa melhora a qualidade e a humanização para atendimento, com médicos que criam vínculos com seus pacientes e com a comunidade.

Antonieta lembra, ainda, que a chegada do Programa Mais Médicos a Pato Branco, somada à estruturação executada pelo Município, foram fatores fundamentais para que a cidade fosse considerada apta para receber o curso de Medicina. "Temos um planejamento voltado à saúde pública que é referência no País, desde a atenção básica até à média e alta complexidade. A chegada do curso de Medicina vem coroar esse trabalho", completa.

Investimentos na saúde

Desde 2013, Pato Branco recebeu quatro novas unidades de saúde, que hoje atendem mais de 25 mil moradores das regiões dos bairros Industrial, Novo Horizonte, São Cristóvão e Alvorada. Paralelamente, mais de 240 profissionais, aprovados em concurso, foram contratados para a Secretaria de Saúde. Com isso, a cidade passou de 07 para 17 equipes de Estratégia, Saúde da Família e de 06 para 13 pediatras.

Destaque, também, para o atendimento da UPA - 24 horas, que realiza cerca de 100 mil atendimentos anualmente. Ainda no planejamento pela estruturação da saúde pública de Pato Branco está a construção da unidade de saúde do bairro Fraron, que está em fase de execução.

Fonte: Departamento de Comunicação Social do Município de Pato Branco
Foto: Assessoria de Imprensa

Fotos

Notícias Relacionadas