PatoBranco.com

Estudantes construirão carros para a Inventum e Campus Weekend

Publicado em: 04/08/2017 16:49

Na manhã desta sexta-feira, dia 04, o Município de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, entregou os chassis às escolas participantes da Corrida Maluca, maratona que integra os projetos da Science Duck, cuja competição e divulgação dos vencedores ocorrerão na Inventum 2017 e na Campus Weekend Pato Branco, que serão realizadas em outubro. O evento contou com a participação de diretores, professores, alunos, entidades e empresas parceiras.

O prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, frisou que o evento terá como principal objetivo a disseminação de conhecimento para a comunidade. "A força do conhecimento é avassaladora, mas só é legítima quando compartilhada. Por isso, queremos oportunizar a troca de informações para que todos saibam o que é a tecnologia, o que ela pode nos ofertar e como ela pode ser uma aliada na qualidade de vida. A Corrida Maluca é um dos projetos da nossa Inventum e Campus Weekend. Acredito que não seremos os mesmos após este evento", afirmou Zucchi.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Géri Natalino Dutra, ressaltou a importância da participação dos alunos na Corrida Maluca. "Será uma ótima oportunidade onde os alunos poderão mostrar todo seu potencial. Nosso evento será único, pois nenhum do gênero, no Brasil, tem o formato do que estamos propondo aqui em Pato Branco e na região, envolvendo escolas públicas e privadas", disse Géri.

A proposta de organizar a Corrida Maluca partiu do professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Luiz Carlos Martinelli Junior, ele comentou que sua intenção não foi organizar uma competição, mas sim propor uma interação e integração. "Será um momento de muito aprendizado e eu espero que se desenvolva o espírito de equipe, onde os integrantes troquem ideias e experiências, construindo os carros um com a ajuda do outro", falou Luiz Carlos.

Celso Luiz Gonçalves da Silva representando a Metalúrgica CBS, que construiu e forneceu, gratuitamente, os chassis, evidenciou a importância da iniciativa. "É uma satisfação para a nossa equipe participar deste projeto, pois entendemos a magnitude que este evento de tecnologia terá para nossa cidade e região. Nossa empresa apoia o conhecimento, recebendo, inclusive, visitas técnicas de alunos e acadêmicos que queiram conhecer mais sobre o setor", contou Celso Luiz.

O primeiro chassi foi entregue para a equipe do Colégio Estadual do Campo Santa Inês, da cidade de Chopinzinho, eles foram os primeiros a se inscrever para a competição. "Vamos trabalhar com entusiasmo e dedicação, buscando aliar conhecimentos das disciplinas de matemática e física, com a colaboração dos colegas e dos professores", disse o diretor da escola, Luiz Carlos Estolaski.

O aluno do 1º ano da Colégio Estadual do Campo Santa Inês, Juliano Copelli, conta que a equipe "Velozes e Estudiosos" irá representar a escola. "Temos integrantes de diversas séries e estamos ansiosos para iniciar a construção e participar da competição", contou Juliano.

Alguns integrantes da equipe de alunos que representam o Colégio Estadual de Pato Branco (Premen) avaliaram a competição como uma oportunidade. "Vamos poder transformar nosso conhecimento em algo concreto", disse Luis Otavio Negrette. "Será um momento onde conheceremos outras realidades e estaremos inseridos no contexto da universidade, conhecendo mais sobre as áreas afins", afirmou Andressa Lefchak.

Alguns deles já têm afinidade com a mecânica, como é o caso dos irmãos Guilherme e Erick Stadenik. "Nosso pai tem uma mecânica e desde pequenos temos acesso a informações referentes à manutenção de veículos. Agora será a nossa vez de colocarmos esse conhecimento em prática, aliando com a parte tecnológica e somando esforços com a equipe", explicaram os dois.

Corrida Maluca e Science Duck

Durante o período de agosto a outubro, as equipes com alunos de colégios de toda a região deverão construir os carros, sob coordenação do curso de Engenharia Mecânica da UTFPR - Câmpus Pato Branco. A avaliação dos protótipos considerará quesitos de segurança, velocidade, tecnologias embarcadas, distância de frenagem, criatividade e até mesmo a coreografia utilizada na apresentação. A Corrida Maluca está sendo patrocinada pela empresa CBS e conta com a parceria do Núcleo Regional de Educação (NRE).

Além da Corrida Maluca, estão em fase de organização e fazem parte da Science Duck, ainda, as seguintes competições e projetos: Desenvolvendo Talentos, Maratona do Conhecimento, Concurso de Aplicativos, Copa Paraná de Counter Strike (CS), Concurso de Pontes de Macarrão, Competição de Eficiência Energética e Campeonato de Lançamento Balístico.

Inventum e Campus Party

A terceira edição da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco - Inventum 2017, realizada pela Prefeitura de Pato Branco, acontecerá de 14 a 18 de outubro. A feira receberá a Campus Weekend Pato Branco, promovida pelo Instituto Campus Party, nos dias 14 e 15 de outubro. Os eventos contarão com a parceria de universidades, faculdades, entidades, empresas do setor e do Governo do Estado do Paraná. Em 2015, em sua última edição, a Inventum reuniu um público de mais de 60 mil visitantes.

A Campus Party é a maior experiência tecnológica do mundo que reúne jovens geeks em um festival de inovação, criatividade, ciência, empreendedorismo e universo digital. Realizada pela primeira vez em 1997, na Espanha, a Campus Party conta hoje com mais de 475 mil campuseiros cadastrados em todo mundo, e já produziu edições em países como Espanha, Holanda, Alemanha, Reino Unido, Argentina, Panamá, El Salvador, Costa Rica, Colômbia e Equador. O evento terá edições este ano em Portugal, Itália, Singapura e África do Sul. Presente no Brasil há dez anos, a Campus recebe edições em São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Recife, Salvador e, agora, Pato Branco - a primeira cidade do interior a receber o evento.

Mais informações

As inscrições para a Corrida Maluca ainda estão abertas e para mais informações sobre ela ou outros projetos, basta entrar em contato com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, junto ao Parque Tecnológico de Pato Branco, na rua Lídio Oltramari, nº 1628, ou pelo telefone (46) 3220-6080.

Fonte: Departamento de Comunicação Social do Município de Pato Branco
Foto: Assessoria de Imprensa

Foto

Notícias Relacionadas