PatoBranco.com

Paraná - Seju oferta consultas e óculos gratuitos para crianças

Publicado em: 09/08/2017 18:20

A parceria entre a Secretaria de Estado de Justiça, Trabalho e Direitos Humanos (Seju), o Tribunal de Justiça do Estado, e a Associação Paranaense de Oftalmologia está mudando a vida de muitas crianças e adolescentes no Paraná. Com dois meses de funcionamento, o projeto "Criança e Adolescente Protegidos" visa identificar e tratar crianças e adolescentes que têm dificuldades para enxergar.

De junho para cá, o programa já atendeu 731 crianças e adolescentes e entregou 103 óculos. As ações acontecem sempre durante as edições do Paraná Cidadão - feira de serviços organizada pela Seju.

A pequena Laura Zavan Boaretto, de 6 anos, nunca se queixou de qualquer problema para enxergar. Ela foi levada pela mãe para fazer a identidade na feira promovida pela Seju em Paranavaí. "Médicos estavam fazendo testes de visão e resolvi levar a Laura para ser examinada. Foi ali que descobrimos que ela precisava usar óculos", conta a mãe da menina, Gisele Boaretto.

Somente na edição de Paranavaí foram feitos 178 atendimentos oftalmológicos para crianças e adolescentes. Destes, 68 precisaram ser encaminhados para consulta por apresentarem alguma dificuldade para enxergar.

A parceria firmada entre a Seju, Tribunal de Justiça e Associação Paranaense de Oftalmologia conseguiu a doação de 13 mil óculos que serão distribuídos a crianças de todo o estado. A entrega dos óculos para as crianças de Paranavaí está marcada para acontecer no dia 1º de setembro.

"Esse projeto é muito importante. Enxergar bem envolve muitas coisas, como por exemplo o sucesso da vida escolar de crianças e adolescentes. Muitos desistem da escola por não enxergar bem", detalhou o secretário estadual da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos Artagão Junior.

Fonte: AEN
Foto: AEN

Foto

Notícias Relacionadas