PatoBranco.com

Sebrae/PR estreia metodologia para startups durante a Feira Inventum, em Pato Branco

Publicado em: 10/10/2017 15:50

O Sebrae Space, ambiente que está sendo preparado pelo Sebrae/PR para a III Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco - Inventum 2017 terá entre as atividades o Bootcamp - Empreendedorismo em Ação. O workshop, que terá quatro módulos, é destinado a pessoas que já possuem empresa ou querem tirar uma ideia de negócio do papel. A participação é gratuita e as vagas, limitadas a 20 por módulo. As informações estão disponíveis na internet (inventum.org.br/speaker/espaco-sebrae). As inscrições, gratuitas, poderão ser feitas no Sebrae Space durante a feira.

O diretor de Administração e Finanças e do Sebrae/PR, José Gava Neto, relata que, de início, a metodologia foi usada internamente, com a equipe. E explica os motivos pela escolha de Pato Branco para o início da aplicação.

"Aproveitamos a realização da Campus Weekend, um dos maiores eventos do país que se relaciona com startups, inovação e empreendedorismo. O Bootcamp é uma transposição do formato militar, do campo básico de instrução, para o meio do empreendedorismo", observa.

Gava salienta que o diferencial da ferramenta é aprender fazendo. "É uma imersão no campo de conhecimento, o mais próximo possível da experiência prática. O Sebrae/PR está sempre testando novos serviços e produtos para os clientes. É mais uma novidade e que temos certeza de que será bem recebida pelos empreendedores", afirma o diretor.

João Luis de Moura, consultor da Unidade de Gestão e Inovação de Produtos (Ugip) do Sebrae/PR, destaca que os participantes serão desafiados a estruturar um modelo de negócios de forma rápida, usando novas ferramentas e técnicas para criar projetos e negócios de sucesso.

Para participar dos workshops não é necessário nenhum pré-requisito. "O ideal é que sejam pessoas que já possuem uma ideia de negócio e queiram empreender", explica.

Programação no Sebrae Space
Dia 15/10 - 14h às 17h
Cliente e Mercado - Ensina a como adotar a perspectiva do cliente por meio da empa­tia e de técnicas de entrevista, observação, segmentação e cons­trução de personas.

Dia 16/10 - 14h às 17h
Problema e Solução - Introduz o conceito de "job to be done" para mapear oportunidades do mercado e ensina como validar problemas com clientes reais para atuar na busca de soluções.

Dia 17/10 - 14h às 17h
Prototipagem e MVP - Apresenta as diversas formas de construir experimentos para produtos e serviço e o conceito de MVP (Mínimo Produto Viável) como estratégia para materializar ideias e obter feedback do cliente.

Dia 18/10 - 14h às 17h
Canais, Vendas e Modelos Financeiros - Aborda ferramentas para selecionar e priorizar os principais canais de distribuição e comunicação (físicos e digitais), estratégias de vendas e como mapear a estrutura de custos e fluxo de receitas do negócio.

Realização
A Inventum 2017 e a Campus Weekend Pato Branco são promovidas pelo Município de Pato Branco e pelo Instituto Campus Party, com apoio ou patrocínio do Governo Federal, Governo do Estado, Telebras, Renault Brasil, Itaipu, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Faculdade de Pato Branco (FADEP), Faculdade Mater Dei, Instituto Federal do Paraná (IFPR), Núcleo Regional de Educação, Sesi, Senac, Sebrae/PR, FIEP, Sindimetal, NTI, CBS, Grupo Operação Especiais na Selva - Goes, Genkos, Geastro, Rotaract, Sudovalley, Vale Digital, Iapar, Sindicomércio, ACEPB, Irdes, Idetep, Proem, Pato Branco Tecnópole e Parque Tecnológico Binacional.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação

Foto

Notícias Relacionadas