PatoBranco.com

III SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UTFPR

Publicado em: 14/11/2017 18:51

Acontece em Pato Branco, no câmpus da UTFPR, nos dias 16, 17 e 18 de novembro, o III Seminário de Iniciação à Docência da UTFPR: Experiências da Docência e suas Contribuições à Comunidade Acadêmica.

O evento, que está sendo organizado pelos professores dos Cursos de Letras e Matemática do Câmpus Pato Branco, reunirá em torno de 300 bolsistas do PIBID de todos os Câmpus da UTFPR, em diferentes áreas do conhecimento das Licenciaturas: Letras, Matemática, Química, Física, Biologia, Informática e PIBID interdisciplinar.

O PROGRAMA PIBID

O Programa de Iniciação à Docência - PIBID, desde 2010 implantado na UTPR, vem se consolidando a cada ano que passa, promovendo a formação especializada de futuros docentes com a contribuição dos professores da Rede Pública Estadual de Ensino, que atuam no programa como Supervisores.
Com 423 alunos bolsistas, são inúmeros os projetos desenvolvidos através do PIBID - UTFPR, os quais beneficiam em torno de 53 escolas da Rede Estadual, unindo alunos da rede, docentes e pibidianos em Atividades de Docência e Pesquisa. As atividades são colaborativas à Formação do futuro docente, como também auxiliam no melhoramento dos índices de desenvolvimento escolar.

ATIVIDADES DO EVENTO

• Palestras
O III Seminário do PIBID contará com 2 palestras importantíssimas:
No dia 16, às 19h, a abertura do evento se dará com a palestra da professora Doutora Kamila Lockmann, do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que abordará o tema Avaliação, com o título "As Avaliações em Larga Escala e o Currículo: tensões e paradoxos contemporâneos." No dia 17, às 21h10, a palestra será ministrada pelo professor Dr. Valdo Cavallet, que atua na área de educação na UFPR, com a temática "Educação e Humanidades em Tempos de Políticas Liberais".

Além de renomados palestrantes, o evento terá:

• 34 Minicursos oferecidos na sexta 17.11, em três horários diferenciados: 08:00, 10:00, 18:40.
• Três Mesas-Redondas formadas por Coordenadores do PIBID de diferentes câmpus, que acontecerão na sexta-feira, 17.11, às 13h30min, abordando temáticas como Avaliação, Tecnologia e Formação Docente.
• Apresentações dos Painéis serão na sexta-feira, das 16h30 às 17h30.
• GTs - Grupos de trabalhos, que são Socializações de Pesquisas e Experiências no âmbito do Programa, serão realizados no sábado pela manhã, das 09:00 às 11:00. Nestes espaços os alunos de Iniciação à Docência farão Exposições Orais de suas pesquisas e experiências.

De modo geral, o evento receberá professores da Rede Pública, Diretores, Coordenadores e acadêmicos de todas as áreas da Licenciatura com o objetivo de socializar experiências desenvolvidas no Programa e ampliar a Formação Docente, debatendo seus principais temas.


Fonte: Assessoria de Comunicação
Foto: Divulgação

Foto

Notícias Relacionadas