PatoBranco.com

Abertura do Natal de Pato Branco atraiu 40 mil pessoas

Publicado em: 28/11/2017 15:17

Com muitas cores, luzes e centenas de personagens, a abertura do Natal de Pato Branco 2017 foi realizada neste domingo, dia 26. Mais de 40 mil pessoas participaram da programação, que contou com apresentações musicais, desfile com 300 voluntários, show de luzes da árvore cantante e da Casa do Papai Noel, a maior roda-gigante itinerante do Brasil e Feira Gastronômica, com Festival de Food Truck.

A programação na Praça Presidente Vargas começou com o Coral da Sanepar e, em seguida, houve a apresentação da Família Paganini, que interpretou clássicos de Natal. Na sequência, após as bênçãos, o prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, realizou a abertura oficial e o início do desfile, o maior dos últimos anos, com 300 personagens divididos em 40 alas e dez carros alegóricos.

"Quando chega o mês de novembro, a cidade se movimenta e se confraterniza. Muito mais do que um evento turístico, que o nosso Natal possa renovar a nossa esperança, para continuarmos trabalhando para que Pato Branco possa continuar sendo um orgulho para o país, atraindo milhares de visitantes, feita por um povo hospitaleiro, que torna possível o maior Natal do Paraná", enalteceu o prefeito Zucchi.

Quem compareceu pôde se emocionar com a decoração que ganhou as ruas e espaços públicos da cidade após o escurecer, o que contrastou com o espetáculo conduzido pelos voluntários, caracterizados com as mais diversas referências natalinas. O enredo do desfile passeou pelo nascimento de Jesus, contracenando com características de Pato Branco, contos de fadas e histórias da literatura infanto-juvenil, o que emocionou crianças e idosos, fortalecendo o sentimento da época: uma mistura de fé, esperança, amor e igualdade.

Os visitantes aprovaram a programação. Matheus Brisolla veio de Itapetininga (SP) para cursar Engenharia Civil na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no câmpus Pato Branco. Desde 2013, ele assiste o desfile com os amigos. "Eu acho tudo muito bonito e venho todos os anos porque é imperdível, os carros, os personagens e a decoração. Eu nem considero a possibilidade de morar aqui e não estar presente para a ocasião", falou Matheus.

Para Aline da Silva Ribeiro, de Honório Serpa (PR), o momento é a oportunidade de reunir a família. "Trouxe os filhos, sobrinhos, pais, tios e os vizinhos, já viemos em outras edições e a cada ano tem algo novo que nos faz aproveitar cada instante que estamos aqui", disse ela.

A pato-branquense Sara dos Santos Deodato trouxe o filho, Emanuel, de 1 anos e 11 meses para assistir o desfile. "Eu achei tudo muito lindo, meu filho ficou encantado com as cores e as luzes. Para as crianças é um momento muito especial, pois desperta nelas esse sentimento da época", afirmou Sara.

Decoração

A Casa do Papai Noel foi transformada no "Parque do Noel" e as cores da decoração se espalham pelas ruas, trevos, espaços públicos, Casa do Artesão, Mercado do Produtor, Teatro Municipal e Prefeitura. A decoração também contempla a avenida Tupi, com arabescos nos postes republicanos e, ainda, as ruas Guarani, Ibiporã e rotatórias. Além disso, as três araucárias - na rua Tocantins, no bairro Novo Horizonte e na rua Caramuru - também receberam adornos e luzes.

Atrações na praça

A visitação na Casa do Papai Noel acontece de 25 de novembro a 05 de janeiro, de domingo a domingo. O espaço recebe os visitantes das 14h às 18h e das 19h às 22h45 - inclusive no dia 25 de dezembro. Nos dias 24 e 31 de dezembro, o local estará aberto das 14h às 18h. Outra atração, também na Vila do Papai Noel, é o show de luzes e som realizado pela árvore cantante e pela Casa do Papai Noel, todas as noites, às 21h15, 21h45, 22h15 e 22h45.

Entre as novidades está, também, a maior roda-gigante itinerante do Brasil, com 30 metros de altura e que chama atenção de quem passa pela Praça Presidente Vargas. O brinquedo funcionará todos os dias, até 07 de janeiro, das 10h às 12h e das 13h às 23h.

No Largo da Liberdade também há uma programação especial, com a decoração natalina e com o trenzinho infantil, circuito que oportuniza momentos diversão para crianças de todas as idades. O brinquedo funciona todos os dias, das 14h às 22h.

Programação Cultural

Paralelamente, há a programação cultural de Natal. A próxima atração será no dia 01 de dezembro, sexta-feira, a partir das 20h30, com os alunos da Educação Infantil. No sábado, dia 02, a partir das 21h, acontece o Concerto de Natal com os Canarinhos de Petrópolis, do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis. A Orquestra de Câmara dos Institutos Prosdócimo Guerra e Theóphilo Petrycoski se apresenta no domingo, dia 03. Dia 08, será a vez da Banda Municipal de Pato Branco subir ao palco. No dia 09, Coral do Tempo Integral de Saudade do Iguaçu, com apresentação de gaita de José Gabriel Battiston, todas essas apresentações acontecem a partir das 20h30.

O minidesfile de Natal será realizado no dia 10 de dezembro, também a partir das 20h30, com participação de 150 personagens e carros alegóricos, além da apresentação especial com Ariela Amorim, Kellyn Possamai e Maritê Ruwer. Na ocasião, após o minidesfile, acontecerá o lançamento, pelos Correios, do Selo Especial do Papai Noel Oficial do Brasil, na Casa do Papai Noel.

No dia 13, véspera do feriado, será a vez da Noite Carismática, com Ironi Spuldaro, a partir das 19h30. No dia 15, haverá apresentação do CEU das Artes e do Esporte com Ballet, Grupo de Hip Hop Top Rock Crew e do Instituto Cultural Movimento Capoeira. O Coral Itália Bella, se apresentará no dia 16 e, para encerrar as noites culturais, será a vez do Batucação, no dia 17 de dezembro, todas também a partir das 20h30.

Além das apresentações, de 26 de novembro até 17 de dezembro, nas sextas-feiras, sábados e domingos, haverá apresentações com a Banda de Papais Noéis. Já tradicional na cidade, a banda percorrerá o entorno da Praça Presidente Vargas, interpretando temas clássicos do Natal.

A programação completa do Natal de Pato Branco pode ser encontrada no site oficial do evento: http://natal.patobranco.pr.gov.br.

Fonte: Departamento de Comunicação Social do Município de Pato Branco
Foto: Assessoria de Imprensa / Rodinei Santos

Fotos

Notícias Relacionadas