PatoBranco.com

Acadêmicos premiados com as melhores apresentações no XXII SICITE recebem certificado em Pato Branco

Publicado em: 05/12/2017 06:05

Na tarde desta segunda-feira, 04, ocorreu no Câmpus Pato Branco, a entrega dos certificados aos alunos premiados com as melhores apresentações no XXII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR (XXII SICITE), realizado no Câmpus Londrina da UTFPR, entre os dias 18 e 20 de outubro.

O Seminário contemplou 10 áreas do conhecimento e contou com 301 apresentações orais e 695 pôsters. Foram concedidos 20 prêmios, sendo 10 para modalidade oral e 10 para pôster. Desse montante, 4 trabalhos premiados são do Câmpus Pato Branco.

Na modalidade pôster, área de Linguísticas, Letras e Artes, o acadêmico de Letras, Dener Gabriel Ferrari, teve a melhor apresentação com o trabalho "Avaliação do docente: concepções práticas e conflitos", sob orientação da professora Márcia Andrea dos Santos.

Ainda na modalidade pôster, área de Astronomia/Física, o premiado foi o acadêmico Mike Duarte da Silva, de Engenharia Civil, com o trabalho "Estudo sobre séries temporais e Redes Complexas em Sistemas Complexos", sob orientação do professor Angel Akio Tateishi.

Já na modalidade de apresentação oral, o acadêmico de Engenharia de Computação, Patrik Bedin Shettert, foi o premiado na área de Ciência da Computação, com o trabalho "Análise do desempenho do protocolo LoRa para redes de sensores e atuadores sem fio longo alcance", sob orientação do professor Gustavo Weber Denardin.

Na área de Linguísticas, Letras e Artes, na modalidade oral, o acadêmico de Letras, Renan Cesar Venazzi Foschiera, foi o premiado com o trabalho "Investigação e aplicação do esquema de análise de tradução de Lambert e Van Gorp", sob orientação da professora Mirian Ruffini.

Representando os quatro premiados, o acadêmico Renan, agradeceu à Universidade pela oportunidade de acesso à Iniciação Cientifica. "Acredito que todos deveriam participar, porque realmente nos faz amadurecer e pensar nossa vida acadêmica de uma forma diferente", avaliou o acadêmico.

Em nome da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG), o professor Sandro César Bortoluzzi, comentou ser motivo de orgulho para o Câmpus obter essas premiações, pois "dos 20 prêmios, quatro vieram para o Câmpus Pato Branco e, considerando as premiações do Sudoeste, 10 prêmios vieram para cá, o que resulta em 50% do montante", salientou o professor.

Falando em nome dos quatro orientadores, a professora do curso de Licenciatura em Letras, Márcia Andrea dos Santos, comentou a dificuldade em conseguir bolsas para os alunos de Iniciação Científica, destacando que "mesmo alguns deles sendo voluntários estão aí em primeiro lugar, mostrando resultados".

A importância da Iniciação Científica na vida acadêmica foi o foco do pronunciamento do Diretor-Geral do Câmpus Pato Branco, professor Idemir Citadin. "Quando a gente fala em Iniciação Científica, o objetivo é sempre iniciar o estudante à ciência e evidentemente à carreira acadêmica, visando preparar possíveis novos professores universitários. A ideia é dar essa formação", considerou. Por fim, Idemir parabenizou aos alunos e frisou a importância dessas premiações que se somam a outras e agregam maior destaque à Universidade.

O SICITE de 2017 foi um evento para a apresentação dos resultados dos trabalhos dos alunos dos programas de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR, de todos os Câmpus, no período de 2016/2017.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Assessoria de Imprensa

Foto

Notícias Relacionadas