PatoBranco.com

Enfrentamento à intolerância religiosa será discutido em reunião no MPPR

Publicado em: 23/01/2018 07:44

Discutir formas de enfrentar a discriminação e o preconceito decorrentes da intolerância religiosa é o objetivo da reunião que será realizada pelo Ministério Público do Paraná no próximo dia 31 de janeiro. Lideranças de diferentes matrizes religiosas (em especial aquelas que mais frequentemente são alvos de ataques), educadores e representantes da sociedade civil organizada e de órgão públicos estão sendo convidados a participar do encontro, que ocorrerá no auditório da Fundação Escola do Ministério Público (Rua XV de Novembro, 964, 5º andar), em Curitiba, das 13h30 às 18 horas.

A reunião será feita no mês em que se comemora o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa (21 de janeiro). Segundo dados do Ministério dos Direitos Humanos, em 2016 (último ano com dados fechados), foram registradas 759 denúncias de discriminação religiosa no Brasil, por meio do Disque 100, serviço de atendimento telefônico gratuito, que funciona 24 horas por dia, nos 7 dias da semana, para recebimento de denúncias relacionadas a violações de direitos humanos, em todo o território nacional.

O encontro será coordenado pelo Núcleo de Promoção à Igualdade Étnico-Racial (Nupier) do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos do MPPR. Durante a reunião, serão ouvidas as demandas dos representantes de diferentes religiões, com o propósito de auxiliar na resolução desses problemas e também de orientar a atuação do MPPR nesta área durante o ano de 2018. Ainda será feita a devolutiva sobre as providências adotadas para corrigir problemas denunciados em 2017, quando o Ministério Público do Paraná promoveu evento similar.

Fonte: MP - PR
Foto: Imagem Ilustrativa

Foto

Notícias Relacionadas