PatoBranco.com

Município promove formação continuada para as equipes das Escolas e dos CMEIs

Publicado em: 09/02/2018 17:21

Nesta sexta-feira, dia 09, encerrou o cronograma de formação continuada das equipes da Rede Municipal de Educação de Pato Branco e os trabalhos de organização das escolas, seguido pelo planejamento de atividades pedagógicas para o ano letivo de 2018. Promovida pelo Município, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, a programação contou com oficinas, palestras e debates, com conteúdos voltados a todos os profissionais envolvidos com a educação das crianças, professores, motoristas do transporte escolar, merendeiras, zeladoras, monitores, coordenadores e diretores.

A secretária de Educação e Cultura, Heloí Aparecida De Carli, afirma que em todos os âmbitos das atividades humanas, há preocupação em manter e até melhorar a qualidade do desempenho das funções em prol de resultados mais eficientes e eficazes. Na Educação da Rede Municipal, isso é primordial.

"Por se trabalhar com o que há de mais precioso, as crianças, é preciso a reflexão constante dos profissionais envolvidos, a retomada de objetivos, o planejamento bem feito e bem embasado, a fim de se cumprir o compromisso assumido na individualidade das pessoas que escolheram trabalhar na Rede Municipal de Ensino, seja como motoristas do transporte escolar, merendeiras, zeladoras, professores e professoras. O compromisso é com as crianças", destaca Heloí.

A secretária enalteceu o envolvimento dos profissionais no decorrer da programação. "A responsabilidade de cada um e de cada uma envolve a melhoria da competência que a formação continuada garante. Por isso, agradecemos a todas as pessoas que participaram de todos os momentos diferenciados de capacitação, oportunizados neste início de ano", ressaltou a secretária, enfatizou.

Juliane Casagrande, psicóloga da Equipe Multidisciplinar da Educação, ministrou uma palestra para as zeladoras, merendeiras e agentes de apoio, e avalia a importância do momento. "Nossa intenção é ressaltar que, nas escolas, os profissionais de todas as áreas precisam atuar em conjunto, ou seja, todos tornam-se educadores no processo de aprendizagem das crianças", disse a psicóloga.

Além de palestras, as professores também participaram de oficinas, uma delas, em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Câmpus Pato Branco, promoveu a elaboração de maquetes com o mapa físico da cidade. "A intenção é demonstrar o relevo de Pato Branco, bem como, a hidrografia. As professoras construíram essa maquete aqui e depois, em sala de aula, irão reproduzir com os alunos", explicou Daniellli Batistella, professora do Curso Técnico em Agrimensura da UTFPR.

Para a professora Clarice Tatin, da Escola Municipal Alvorada, a formação é uma oportunidade para atualizar conhecimentos. "Além de toda a parte pedagógica que podemos rever e da troca de informações e opiniões que podemos ter com os colegas, com as oficinas ainda aprendemos novas formas de aplicar os conteúdos, aliando a parte teórica com a prática, etapa que as crianças adoram", contou a professora.

Programação

Além dessas atividades, também foram realizadas, durante a formação continuada, palestras de primeiros socorros, educação especial e metodologias para os professores, palestra de trânsito com a Polícia Rodoviária Federal para os motoristas do transporte escolar e para os professores, e capacitação para os aplicativos dos tablets educacionais, utilizados pelos alunos e professores dos 4º e 5º anos.

Retorno das aulas

Na próxima quinta-feira, dia 15, acontece o início do ano letivo para as crianças matriculadas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e no Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino. Serão cerca de 8.500 alunos voltando às atividades escolares, das quais, 4.500 estão matriculadas do 1º ao 5º ano, e 3.700, da educação infantil até o pré.

Além destes, os alunos da Escola Municipal Rocha Pombo, que frequentam a Educação de Jovens e Adultos (EJA), também retornam às atividades no dia 15. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Educação e Cultura, junto à Prefeitura de Pato Branco, ou pelo telefone (46) 3220-1557.

Fonte: Departamento de Comunicação Social do Município de Pato Branco
Foto: Assessoria de Imprensa

Foto

Notícias Relacionadas