PatoBranco.com

Docentes da UTFPR-DV participam do III Fórum de Coordenadores dos Cursos de Engenharia da UTFPR

Publicado em: 24/02/2018 07:40

A Diretora de Graduação e Educação Profissional da UTFPR câmpus Dois Vizinhos, Fabiani das Dores Abati Miranda, acompanhada dos docentes Lucas da Silva Domingues e Alessandro Jaquiel Waclawovsky do curso de Agronomia, Milene Oliveira Pereira e Simone Wendt do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Edgar de Souza Vismara e Elisabete Vuaden do curso de Engenharia Florestal, participaram do III Fórum de Coordenadores dos Cursos de Engenharia da UTFPR (For-Eng), realizado esta semana no Câmpus de Curitiba. O Evento tem por objetivo elaborar políticas institucionais para os cursos de Engenharia.

No primeiro dia, teve início o III For-Eng no miniauditório do Câmpus Curitiba. Participaram da Mesa de Honra de abertura o Reitor da UTFPR, prof. Luiz Alberto Pilatti, o Pró-Reitor de Graduação e Educação Profissional da UTFPR, prof. Luís Maurício Martins de Resende e o Diretor-Geral do Câmpus Curitiba da UTFPR, prof. Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho. Na continuação, o prof. Luís Maurício de Resende conduziu as atividades.

Na sequência, o titular da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu), Paulo Barone, ministrou uma palestra sobre o perfil profissional do engenheiro. Em sua fala, Barone abordou questões sobre políticas educacionais para a graduação no Brasil, como, por exemplo, evasão, mobilidade acadêmica e perfil dos professores, e destacou a necessidade do País "romper com a cultura burocrática" dentro do Estado. Paulo Barone é Mestre e Doutor em Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e já ocupou diversos cargos de gestão em órgãos superiores de educação.

O evento também contou com uma palestra da coordenadora de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Zil Miranda. Ao todo, cem professores da UTFPR participaram da terceira edição do For-Eng.

Inclusive, o prof. Gilberto Souto ministrou uma palestra sobre os problemas de evasão e reprovação nas engenharias e as ações para minimiza-los. Segundo o pró-reitor de Graduação, Luis Mauricio Resende, o objetivo do Fórum é "dar continuidade às discussões a respeito da inovação dos cursos de engenharia e consolidação do processo de aproximação dos cursos de engenharia desenvolvido nos vários câmpus da Universidade".

Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Assessoria de Imprensa

Foto

Notícias Relacionadas