PatoBranco.com

Município reúne cerca de 400 agricultoras em comemoração ao Dia da Mulher

Publicado em: 09/03/2018 16:51

Em sua 18ª edição, o Encontro das Mulheres Rurais reuniu moradoras de 33 comunidades de Pato Branco para um dia diferente, com palestras, teatro e atividades de lazer

Nesta quinta-feira, 08 de março, o Município de Pato Branco, por meio da Secretaria de Agricultura, em parceria com o Sindicato Rural de Pato Branco e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pato Branco, promoveu o 18º Encontro das Mulheres Rurais. O evento contou com a presença de cerca de 400 mulheres, de 33 comunidades de Pato Branco, que participaram de palestras, teatro e atividades de lazer. O encontro, que é uma ação do Programa Flor do Campo, tem o objetivo de oferecer um dia diferenciado, em que as agricultoras podem sair da rotina, trocar experiências e serem homenageadas.

Após a abertura, aconteceu a palestra com o tema: "Previdência Social para a mulher", com a advogada Cleci Dartora. Depois, foi a vez da nutricionista Graciela Carolina Gregolim falar sobre "Nutrição e Saúde da Mulher Rural". A programação contou, ainda, com a apresentação "As Comadres", da Duavesso Companhia de Teatro e Contação de Histórias que, com muito humor, chamou a atenção das mulheres para a importância da valorização, do respeito, da atuação na sociedade e dos cuidados com a saúde.


Para o prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, a ocasião do evento, que é tradicional na cidade, é sempre muito feliz. "Queremos contar com as mulheres para mostrar o valor que há em residir no campo, em preservar essa identidade e valorizar as conquistas. Para isso, também estamos realizando diversas obras voltadas aos que residem no meio rural, pensando em qualidade de vida e bem-estar", ressaltou Zucchi.

O secretário municipal de Agricultura, Clodomir Ascari, afirma que o evento é uma maneira de retribuir a quem tanto contribui para o desenvolvimento do campo. "As mulheres são fundamentais para as comunidades e essa importância é reconhecida, tanto pelo Município quanto pelas entidades parceiras, que estão sempre dispostas a ajudar na organização deste encontro", disse o secretário.

Para a presidente da Associação de Mulheres Rurais de Pato Branco, Gracieli Lora, a participação expressiva, a cada nova edição, representa a força da mulher do campo. "Ficamos muito satisfeitas com a presença de todas porque organizamos tudo com muita dedicação, pensando em oportunizar momentos de interação e descontração", destacou.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pato Branco, Avelino Zoche contou que a programação teve o intuito de oferecer informação e lazer às mulheres. "É uma homenagem àquelas que atuam diariamente em nossas comunidades, que são os alicerces do nosso país e da nossa sociedade", falou.

Leunira Viganó Tesser, representante do Sindicato Rural de Pato Branco, agradeceu as mulheres que participaram e as que organizaram o evento, além das empresas e entidades parceiras. "É ótimo termos uma comemoração como esta, mostrando a nossa importância, pois precisamos ser fonte de energia, de harmonia, de compaixão e de amor, mas para isso temos que cuidar de nós, pois precisamos estar bem para fazer o bem", disse Leunira.

A vereadora Marinês Boff Gerhardt, mencionou as dificuldades que as mulheres passaram na história e as lutas que foram vencidas. "Precisamos reconhecer o valor das nossas conquistas. Hoje, temos nosso lugar e podemos fazer o que quisermos, mas isso é resultado de inúmeras batalhas. Portanto, é nosso dever, aqui no presente, pensar no mundo que queremos deixar para as próximas gerações de mulheres", ressaltou.

Para Lurdes Picolo, moradora da Comunidade de São Pedro de Alcântara, a participação é sempre garantida nos encontros. "Eu gosto muito de participar, porque posso encontrar as amigas, conversar, me divertir e ainda aprender algo novo. É sempre bom sair da rotina e fazer algo diferente", contou.

Bruna Fátima Bernardi, da Comunidade Passo da Ilha, além de residir no campo também participa da Associação das Mulheres Rurais de Pato Branco e colaborou na organização do evento. "É muito bom organizar o evento, buscar novidades e saber que estamos proporcionando um momento único para todas nós", concluiu.



Realização

O 18º Encontro das Mulheres Rurais de Pato Branco é uma realização da Prefeitura de Pato Branco, Secretaria Municipal de Agricultura, Associação de Mulheres Rurais de Pato Branco, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural de Pato Branco, Central das Associações de Produtores Rurais de Pato Branco, Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (FETAEP), Senar, Emater/PR, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Cresol, Coopertradição, Lavoura S.A., SICOOB, ARIAS - Associação dos Revendedores de Insumos e Nativa Produtos Agrícolas Ltda.









Fonte: Departamento de Comunicação Social do Município de Pato Branco
Foto: Departamento de Comunicação Social do Município de Pato Branco

Fotos

Notícias Relacionadas