PatoBranco.com

UTFPR estabelece parceria para projetos experimentais sócio ambientais de baixo custo

Publicado em: 13/03/2018 06:22

Os professores do Departamento de Mecânica da UTFPR-PB, Fabiano Ostapiv e Adelino Maccarini, propõem projeto de extensão em parceria com o premiado ativista e educador ambiental Edison Urbano, para pesquisar, desenvolver e disseminar projetos e protótipos experimentais sócio ambientais de baixo custo.

A ideia é que o projeto possa gerar práticas sustentáveis, conforto, economia, segurança, entretenimento e qualidade de vida dentro dos lares e em pequenas comunidades.

O objetivo principal deste projeto é a construção de um mundo ambientalmente e socialmente melhor. A proposta prevê a realização, na universidade e nas escolas públicas, de palestras, oficinas e minicursos sobre projetos, sistemas e protótipos que auxiliem: na otimização do uso da energia solar para aquecimento e cocção de alimentos, na reutilização de águas domésticas, na reciclagem de resíduos orgânicos domésticos, no combate à dengue, na transformação e reutilização de embalagens plásticas descartadas, entre outras ações ligadas a sustentabilidade.

"Serão os estudantes da UTFPR que ministrarão os cursos nas escolas públicas, sob supervisão de professores. Manuais técnicos serão produzidos junto com os protótipos e os resultados serão disponibilizados gratuitamente para a sociedade", declarou o professor Ostapiv, coordenador do projeto.

Maccarini, espera desenvolver com os estudantes dos cursos de engenharia e tecnologia, vários trabalhos de conclusão de curso (TCC), a partir dos minicursos e protótipos realizados.

A parceria com a comunidade externa também poderá ser feita através da Fundação Pró-cultura de Pato Branco. A iniciativa irá oportunizar a participação de adolescentes, jovens e idosos da comunidade em geral.

Os organizadores destacam que a s ações previstas transcorrerão ao longo dos próximos dois anos.

Mais informações podem ser obtidas no Departamento de Extensão (DEPEX) ou com o Professor Fabiano Ostapiv, pelo e-mail fabianoosapiv@utfpr.edu.br ou 3220-2580.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Assessoria de Imprensa

Foto

Notícias Relacionadas