PatoBranco.com

Livro 'Escritos de parceria' reúne 12 artigos que versam sobre literatura

Publicado em: 13/04/2018 04:55

Composto de 12 artigos que tratam a respeito de temáticas literárias, Escritos de parceria (2018, 267 pág., impresso e e-book) foi organizado pelo professor Marcos Hidemi de Lima, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus de Pato Branco. A curitibana Appris Editora foi a responsável pela edição e publicação do livro. Como o próprio título da obra busca evidenciar, os textos presentes no livro resultaram da parceria do professor com diversos outros autores, alguns deles docentes e outros discentes.

Entre os autores dos artigos, seis estão ligados ao Mestrado em Letras (Programa de Pós-Graduação em Letras - PPGL), da UTFPR - Câmpus Pato Branco: os professores Marcos Hidemi de Lima e Mirian Ruffini e as mestrandas Elis Regina Melere, Ivonete Dias, Letycia Fossatti Testa e Patricia Hofmã. A professora Márcia de Fátima Martinez, que atua nos colégios Premen e Agostinho Pereira, figura também na obra. Os outros autores são os professores de Londrina e região Adriana Cristina Martinez, Almir Santos, Andréa Fleury Bertoncini e Ivonir Rodrigues Ayres.

Abarcando tanto a narrativa (contos e romances) quanto o teatro e a poesia, os artigos de Escritos de parceria apresentam como principal fio condutor discussões relacionadas a personagens literárias que, de uma maneira ou de outra, são marginalizadas no mundo em que vivem. Noutras palavras, os textos buscam analisar as figuras que têm de seu "apenas as migalhas da sociedade", como observa Wellington Fioruci na introdução à obra.

No que diz respeito a romances, o livro apresenta análises de Zero, de Ignácio de Loyola Brandão; A hora da estrela, de Clarice Lispector; Fogo morto, de José Lins do Rego; a trilogia de Autran Dourado Ópera dos mortos, Lucas Procópio e Um cavalheiro de antigamente; a obra-prima de Lúcio Cardoso Crônica da casa assassinada; e O perfume, de Patrick Süskind.

Três artigos dedicam-se ao estudo dos contos "Esses Lopes", de Guimarães Rosa; "Noite de almirante", de Machado de Assis; e o de Monteiro Lobato "Urupês", que estabelece uma discussão sobre a figura de Jeca Tatu e a adaptação cinematográfica da personagem por Amácio Mazzaropi. Os demais artigos ocupam-se das traduções da peça teatral Vera ou Os niilistas e do poema A balada do enforcado, ambos escritos por Oscar Wilde; da forte impregnação surrealista num dos poemas de Murilo Mendes; e de um estudo comparado entre os sonetos de Vinicius de Moraes e Camões.

Como expresso na contracapa do livro, o objetivo central é "mostrar nos textos a amálgama resultante de pesquisadores de expressões tão distintas e, ao mesmo tempo, a singularidade que cada um deles apresenta", e foram tais elementos que, desde o início, moveram os autores presentes no livro.

Em Pato Branco, com a presença de quase todos os autores, o lançamento de Escritos de parceria vai ocorrer na noite de 11 de maio no Sesc de Pato Branco. Em junho, o livro vai ser lançado no evento "Café com quê?, do Sesc Cadeião, em Londrina.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação

Foto

Notícias Relacionadas