PatoBranco.com

Obras de pontes estão na reta final em São Lourenço do Oeste

Publicado em: 13/04/2018 04:57

A administração municipal de São Lourenço do Oeste, através da Secretaria de Agricultura, terminou a primeira de seis pontes anunciadas no interior do município. A ponte da comunidade de Lageado Grande está pronta e dando passagem de forma segura. Das 11 pontes danificadas pelas chuvas no dia 4 de novembro de 2017, cinco delas receberam autorização da Defesa Civil nacional para serem reconstruídas, ou seja, tiveram recursos liberados, além de um deslizamento de talude (morro). Ao todo, estão sendo investidos R$ 871.118,11, sem contrapartida municipal.

Além destas cinco pontes, há também outra sendo reconstruída na comunidade de Lageado Raul. Com investimentos próprios na ordem de R$ 59.088,43 - construção das cabeceiras -, a obra receberá ainda um kit ponte da Defesa Civil, que deverá ser instalado na próxima semana. As obras estão sendo executadas pela empresa Pandini, de São Lourenço do Oeste.

De acordo com o secretário de Agricultura, Adilson Sperança, além das pontes de Lageado Raul e Lageado Grande, há obra nas comunidades de Santa Terezinha e Turvo Baixo I e II - entre Novo Guaporé e linha Farroupilha, também conhecido como trecho da linha Amizade, e outra na linha Filipini, ligando a comunidade de linha Alvorada.

O secretário Sperança explica que a ponte que fica entre as linhas Filipini e Alvorada será a maior das seis que estão sendo construídas. "Ela foi feita mais alta e mais comprida justamente porque todas às vezes que chovia existia um problema. A comunidade sofria e a prefeitura precisava arcar com uma nova ponte porque a água sempre passada por cima", diz, acrescentando que o alto investimento é justamente para acabar com este problema. Todas as pontes deverão estar prontas até o dia 3 de maio.

Muro de contenção

Com o deslizamento de talude (morro) registrado ainda no dia 4 de novembro, a Defesa Civil autorizou a construção de um muro de contenção na estrada que dá acesso à comunidade de Lageado Raul. "É um muro reforçado e que depois ainda receberá preenchimento com rachão para não haver novos deslizamentos, além de melhorar a acessibilidade de quem trafega pelo local", salienta o secretário de Agricultura.

Segurança

O prefeito de São Lourenço do Oeste, Rafael Caleffi, conferiu de perto a ponte da comunidade de Lageado Grande nesta quinta-feira (12). Para ele, a cidade está sendo beneficiada, mas principalmente os moradores que precisam passar diariamente por estas comunidades que foram afetadas e que, em dias de chuva, não sabiam o que encontrar. Ele agradece o empenho do senador Dário Berger, e sua assessora Kelly Carolina Weimer, e ao deputado federal Celso Maldaner, e seu assessor Alberto Contini, por ajudar na liberação dos recursos para estas pontes.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Assessoria de Imprensa

Foto

Notícias Relacionadas