PatoBranco.com

Saúde de Palmas convoca doadores a retirar carteirinhas de sangue

Publicado em: 13/04/2018 06:52

A Secretaria de Saúde de Palmas, no Sudoeste do Paraná, está convocando os doadores de sangue que participaram das campanhas de coletas de 2017, para retirada das carteirinhas. As duas ações, nos meses de agosto e dezembro, mobilizaram 170 voluntários e contribuíram para manter e ampliar o estoque do Hemonúcleo de Pato Branco.

De acordo com a Secretaria de Saúde, os doadores devem procurar o Bloco Verde do Posto de Saúde Central e retirar as carteirinhas com a técnica em enfermagem Janete Santos, responsável pela triagem dos voluntários. O documento, que é pessoal, contém dados sobre a qualidade do sangue de cada doador.

"A convocatória é apenas para os participantes das campanhas do ano passado", reforça a enfermeira. As campanhas de doação de sangue em Palmas são realizadas em parceria da Secretaria de Saúde e o Hemonúcleo de Pato Branco, que abastece a região.

Além das coletas de 2017, em março deste ano foi realizada uma nova etapa, mobilizando 140 voluntários. "Doar sangue, é antes de tudo, um gesto de amor", comentou o prefeito Dr. Kosmos Nicolaou.

"Só temos a agradecer o Hemonúcleo por esta parceria, que é muito importante para ajudar o sistema público de saúde não só de Palmas, mas de toda região", ressaltou o prefeito. Que completou: "Sem contar que é uma ação muito gratificante, porque com as doações estamos colaborando para salvar vidas".

De acordo com o enfermeiro Alex Constantini, a Secretaria de Saúde já está estudando a próxima vinda da equipe do Hemonúcleo para realizar as coletas de sangue. "Vamos organizar de forma a garantir uma adesão tão forte como a que ocorreu nesta terça", afirma.

Quem pode

Podem doar sangue pessoas com idade entre 16 e 67 anos (menores de 18 anos com autorização e presença do responsável legal), pesar no mínimo 50 quilos, estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação), estar com boas condições de saúde.

É preciso apresentar documento oficial com foto (Carteira de Identidade, Carteira do Conselho Profissional, Carteira de Trabalho, Passaporte ou Carteira Nacional de Habilitação). Homens podem doar sangue a cada 60 dias e mulheres, a cada 90 dias.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Josiani Almeida

Foto

Notícias Relacionadas