PatoBranco.com

Em dois anos, número de pediatras no Paraná cresce 7,7%

Publicado em: 13/04/2018 14:44

O número de pediatras está em alta no Paraná. Segundo informações do estudo Demografia Médica, divulgado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), entre o final de 2015 e o começo de 2018 o estado teve um aumento de 7,7% no número de médicos especialistas em tratar crianças e adolescentes, saltando de 2.040 profissionais para 2.197.

A variação, inclusive, segue a tendência de alta verificada em todo o Brasil, que teve aumento de aproximadamente 10% no período analisado, alcançando a marca de 39.234 especialistas que obtiveram seus títulos após conclusão de programas de Residência Médica ou foram aprovados em exames organizados pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

No Paraná, os pediatras representam 13,7% dos 16.019 médicos especialistas. No Brasil, que conta com um total de 39.234 titulados, o percentual é de 10,3% dos especialistas, que, distribuídos em 55 áreas, somam 282.298 profissionais. Com tal população, a Pediatria se consolida como a segunda maior especialidade em medicina do País e do Estado, atrás apenas da clínica médica, que conta com 42.728 e 2.391 profissionais, respectivamente.

Com base ainda no levantamento, coordenado pelo professor Mário Scheffer, que sou bases de dados do CFM, da Associação Médica Brasileira (AMB), da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Ministério da Educação (MEC), descobre-se ainda que atualmente há 18,89 pediatras para cada grupo de 100 mil habitantes no país, ao passo que no Paraná esse índice é de 19,41.

Para a presidente da SBP, dra Luciana Rodrigues Silva, os números confirmam o grande interesse que a pediatria desperta entre os médicos. "Trata-se de uma especialidade que exige dedicação, conhecimento e muita paixão. O retrato apresentado será útil para que a Sociedade possa conhecer melhor aqueles que atuam na área e desenvolver ações específicas para atender suas necessidades"

Fonte: Bem Paraná
Foto: Reprodução

Foto

Notícias Relacionadas