PatoBranco.com

1ª Exposição Morfológica de Palmas supera todas as expectativas

Publicado em: 17/04/2018 08:36

O cavalo crioulo não para de expandir seus horizontes pelo Brasil. Neste fim de semana, o município paranaense de Palmas teve a oportunidade de sediar sua primeira exposição morfológica da raça. Superando todas as expectativas, o evento - que também marcou a reabertura do Parque de Exposições Luiz Fernando Abreu Ferreira, após 10 anos - contabilizou a participação de 30 expositores e 43 animais confirmados. O julgamento da exposição ficou a cargo de Alexandre Araújo e a avaliação técnica foi comandada por Adolfo José Neto, profissional credenciado à Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).

Entusiasmado com toda a repercussão que o evento causou na cidade, o Prefeito, Kosmos Nicolau, foi só alegria ao relatar os proventos e os planos futuros que essa parceria com a Associação irá trazer. Segundo ele, Palmas sempre foi um município muito voltado para a atividade agropecuária. E justamente por esse motivo, de alguns anos para cá, o Cavalo Crioulo vem ganhando cada vez mais espaço na região. Nicolaou ainda completou dizendo que pretende investir mais no fomento da raça, porque o povo palmense gosta e prestigia o cavalo crioulo. "Vamos fazer, no próximo ano, uma arena multiuso para as provas da raça. Queremos trazer para cá tudo o que vemos na Expointer, afirmou".

De acordo com o Secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Edson Magrão, abrir as portas para o universo crioulo trouxe uma sensação de felicidade. "Além de vermos criadores tradicionais, de Palmas, recebendo os prêmios de campeões, o que nos alegra é saber que essa interação com a raça vai gerar turismo, empregos e renda para a cidade. Será mais uma atividade para movimentar esses setores". Para ele, todos saem beneficiados, desde quem vende os medicamentos, até os trabalhadores que cuidam dos animais no campo.

"O marco inicial do Cavalo Crioulo, em Palmas, foi dado". Essas foram as palavras de Sady Marcondes loureiro Neto, criador tradicionalmente conhecido na localidade. Loureiro classificou o evento como "um tremendo sucesso". Para ele, o número de participantes e a qualidade apresentada pelos animais não desmerecem o cavalo crioulo em lugar nenhum. E ainda complementou dizendo que a raça só tem a crescer na região, pois a localização geográfica da cidade e as boas áreas de campos acabam empolgando os criadores.

João Francisco Reis, também criador, encantou-se com a organização. "Estava tudo muito organizado, evento bonito e bastante número de animais. Me surpreendi com a grande participação do público, pois neste fim de semana ocorreu a prova de londrina ao mesmo tempo". Além disso, ele ressaltou que os técnicos acompanharam tudo de perto, ajudaram do começo ao fim, "e isso foi bom porque nós não tínhamos experiência, então ficamos bem felizes", disse. Reis revelou ainda que a ideia é de levar uma credenciadora para a cidade em um ano. "Eventos assim colaboram em muita coisa. Movimenta a cidade tanto no lado financeiro quanto no cultural", concluiu.

Para o vice-presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Vale do Iguaçu (NCCCVI), André Pinzon, o cavalo crioulo vem ganhando espaço dia a dia na região. Somente para a organização dessa primeira mostra morfológica diversas entidades uniram forças para dar luz ao evento. Foram elas: a administração municipal, através do prefeito Kosmos Panait Nicolau; criadores e incentivadores da raça Amigos Do Crioulo, João Francisco Reis e João Maria Reis, bem como os demais criadores locais; além do núcleo Vale do Iguaçu - representado pelo presidente Marcelo Azambuja.

Pinzon ressaltou que esse evento foi de grande valia, tanto para o núcleo quanto para raça em geral. "Sabemos do crescimento da raça crioula nas provas equestres (profissional, amador, rédeas, freio de ouro, laço e para o próprio lazer). Sem contar as diversas outras distribuídas em todo território nacional". "O núcleo NCCCVI gostaria de parabenizar a todos pela grandeza do evento", finalizou.

Shows da Feira de Palmas levaram milhares ao Parque de Exposições

consagrada dupla Cesar Menotti & Fabiano encerrou, no início da noite de domingo (15), a maior Feira Estadual de Bezerros da história de Palmas, no Sudoeste do Paraná. A promoção, que marcou os 139 anos de emancipação do município, incorporou este ano a 1ª AgroPalmas e a 1ª Exposição Morfológica e levou milhares de moradores da região para o Parque de Exposições Luiz Fernando Abreu Ferreira (Pé Vermelho).

A programação 41ª Feira de Bezerros, promoção em parceria da Prefeitura com os núcleos de criadores de gado das raças Caracu e Cara Branca (Herefor e Braford) e Palmas Esportes, começou na noite de quinta-feira (12), tendo como atração o cantor tradicionalista Paulinho Mocelin e Banda. Antes da apresentação, o prefeito Dr. Kosmos Nicolaou deu as boas vindas ao público presente e aos expositores.

"Quero agradecer a todos vocês que, mais uma vez, acreditaram e vieram somar esforços ao nosso evento, que será o maior da história, sem dúvida", disse o prefeito. Dr. Kosmos agradeceu a presença do vice-prefeito Cesar Pacheco Baptista, o Baitaka, vereadores, o deputado Nereu Moura, prefeitos da região e autoridades presentes no ato.

A conceituada dupla Althair e Alexandre subiu ao palco principal na sexta-feira (13), esquentando o público presente. No sábado (14), dia do aniversário de Palmas, foi a vez da dupla Yago & Santiago esquentar os milhares que se amontoavam embaixo da tenda que abrigava o palco principal da Feira. O repertório, formado basicamente por sertanejo universitário, incluiu funks e até pop rock, agradando em cheio o público presente.

ExpoPalmas
As atrações da tarde de domingo (15) começaram durante o almoço, com a apresentação da Banda Sinfônica Jovem de Guarapuava na área gastronômica do Parque de Exposições. Passava um pouco das 17h quando a atração principal da Feira subiu ao palco para um show memorável, relembrando grandes sucessos da carreira.

"A presença expressiva da população nos faz acreditar que a volta da ExpoPalmas não pode ser mais adiada. Ela acontecerá em setembro", frisou Dr. Kosmos. Muitos que foram ao evento usaram as redes sociais para expressar seus sentimentos. "Foi ótimo. Relembrei o tempo da ExpoPalmas. Parabens", comentou Aninha Novello.

"Parabéns! Estava tudo uma maravilha, ótimos cantores, excelente atendimento. Palmas merecia isso. Excelente, amei", ressaltou Vanessa dos Santos. "Muito bom ver o Parque de Exposicao cheio, com show bom. Parabéns! Saudades dos eventos que Palmas tinha, como foi esse", relembrou Silvia Sinigaglia.

Logo após a apresentação, os MCs Siri e Edy Lemond, com um ritmo funk eletrizante, botaram o público para dançar. Mesmo com o encerramento das atividades no palco principal, o público permaneceu ainda por horas no Parque de Exposições, aproveitando as delícias da área gastronômica, das barracas e do restaurante redondo e os brinquedos do parque infantil.

Leilões
A programação da Feira Estadual de Bezerros incluiu dois leilões, onde foram comercializadas mais de 700 cabeças de gado. O primeiro leilão, no sábado a noite, teve a presenta de lotes de caracu, raça que coloca Palmas em destaque no cenário nacional pelo pioneirismo em produção desta espécie. No domingo, a partir das 14h, aconteceu o leilão de marcas variadas.

A 1ª Exposição Morfológica teve a presença de aproximadamente 100 cavalos crioulo, raça que se destaca nos trabalhos do dia a dia das fazendas por ser uma espécie dócil e muito resistente. O julgamento dos melhores espécimes - macho e fêmea - chamou a atenção de quem passava em frente a pista montada no gramadão do Parque.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Ronildo Pimentel e Josiani Almeida - Assessoria de Imprensa

Fotos

Notícias Relacionadas