PatoBranco.com

Agentes Comunitários de Saúde ajudam a melhorar a saúde dos Mariopolitanos

Publicado em: 24/04/2018 04:57

Boa capacidade para se comunicar com as pessoas e comprometimento pela saúde de sua comunidade, cuidando da saúde da população mariopolitana. Esses são princípios que regem os Agentes Comunitários de Saúde.

Esses agentes exercem a função contando, principalmente, com o vínculo já existente com a comunidade em que vive. Ou seja, eles funcionam como um elo entre população e ESF`s (Estratégias Saúde na Família), por meio do contato permanente com as famílias da região em que atuam. O papel dos Agentes Comunitários de Saúde é fundamental, pois colabora na prevenção e na vigilância da saúde da sociedade.

O município de Mariópolis conta com nove ACS`s (Agentes Comunitários de Saúde), que atuam em duas Estratégias, as quais são divididas através da Avenida Brasil.

A Agente Ivete Benato visita as casa há vários anos e conversa com os moradores de um dos bairros de Mariópolis, e segundo ela, as ações dos Agentes vão além da coleta de dados e informações.

"À medida que nós visitamos as casas das pessoas, passamos orientações à população, realizamos a reposição dos medicamentos dos pacientes que não tem condições de irem até o Centro de Saúde toda semana, principalmente os idosos e acamados".

Ivete também destaca sobre as orientações dos medicamentos. "Para que tenha um melhor entendimento sobre os medicamentos, nós separamos cada comprimido entre manhã, tarde e noite, e fazemos um desenho que representa a hora que o paciente deve tomar, como, por exemplo, o medicamento do meio dia desenhamos um prato e da noite desenhamos uma lua.

Quando os Agentes realizam as visitas e por ventura, não encontram ninguém em casa, é deixado um bilhete na porta da casa, avisando que o agente passou, mas não encontrou ninguém em casa.

Segundo a Agente Angelita Leite, "Podemos acompanhar a saúde das famílias ao longo do tempo. Servimos na comunicação tanto para a população quanto para a estratégia de saúde. Quando passamos em uma casa que um idoso precise de uma consulta médica, nós agendamos a visita do médico responsável por aquela área".

Entre os esforços dos Agentes Comunitários de Saúde estão:

Cadastrar todas as pessoas de sua área e manter os cadastros atualizados, acompanhar, por meio de visita domiciliar, todas as famílias e indivíduos sob sua responsabilidade. As visitas deverão ser programadas em conjunto com a equipe, considerando os critérios de risco e vulnerabilidade de modo que famílias com maior necessidade sejam visitadas mais vezes. Orientar os munícipes sobre as vacinas, principalmente as mães com bebes recém nascidos. Manter a equipe informada, principalmente a respeito das situações de risco.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Assessoria de Imprensa

Foto

Notícias Relacionadas