PatoBranco.com

Exército realiza operação de fiscalização e busca de explosivos no Paraná

Publicado em: 24/04/2018 16:58

O Exército Brasileiro, por meio do Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados da 5ª Região Militar (SFPC/5), desencadeou nesta terça-feira (24) a Operação Rastilho IV, que tem como objetivo intensificar as atividades de fiscalização de explosivos e produtos correlatos nos estados do Paraná e Santa Catarina. A ação também ocorre em mais 11 estados do território nacional, de forma interagências, com a participação e diversas agências civis e militares.

A ação começou às 8 horas. Equipes formadas por militares da 5ª Região Militar (5ª RM), acompanhados de Órgãos de Segurança Pública e Agências Governamentais, percorreram empresas que atuam na produção, armazenamento, comercialização, transporte, bem como da utilização de explosivos e produtos correlatos, a fim de verificar irregularidades administrativas.

Na última Operação, realizada em 2017, foram realizadas 68 vistorias desde a fabricação, passando pelo transporte, armazenamento e aplicação de explosivos. Cerca de 87 militares do Exército Brasileiro, acompanhados de 50 agentes dos Órgãos de Segurança Pública e de fiscalização, percorreram mais de 10 mil km de estradas.

No total, foram apreendidas mais de 2 toneladas de explosivos, 4.339 metros de cordel detonante e 72 espoletas. Foi constatada uma significativa redução no número de irregularidades em relação à Operação Rastilho realizada em 2016, quando foram apreendidas cerca de 11 toneladas de explosivos, o que atesta a efetividade dos esforços conjuntos do Exército Brasileiro e dos Órgãos de Segurança Pública para a dissuasão de criminosos que utilizam explosivos para a práticas ilícitas. A atividade é coordenada pelo Sistema de Fiscalização de Produtos Controlados (SisFPC).

Fonte: Bem Paraná com assessoria
Foto: Divulgação/5RM

Foto

Notícias Relacionadas