PatoBranco.com

Zuckerberg ri e não responde a pergunta sobre o Facebook ser empresa de mídia

Publicado em: 04/05/2018 14:34

O presidente do Facebook, Mark Zuckerberg, se esquivou da pergunta sobre a rede social ser uma ou não empresa de mídia, segundo a editora da revista The Atlantic Adrienne LaFrance.

Ele foi questionado pela jornalista a respeito do tema ao fim de encontro reservado com jornalistas, e executivos em Palo Alto (EUA).

Zuckerberg riu e não disse nada. Avisado de que era uma pergunta séria, riu novamente, escreveu a jornalista em texto publicado na terça-feira (1º).

Na reunião, o presidente do Facebook disse que a empresa possui duas responsabilidades em relação a notícias: garantir que os usuários da rede recebam informações confiáveis e ajudá-los a construir um repertório comum de conhecimentos e fatos que permitam debates entre eles.

A jornalista aponta contradições no fato de Zuckerberg defender a importância do jornalismo e querer fomentar discussões a partir desse terreno comum de conhecimentos ao mesmo tempo em que dá pouca importância ao conteúdo jornalístico na rede social.

Também critica o fato de a rede não pagar a produtores que usam suas plataformas para divulgar seus conteúdos e por ter decidido, em janeiro deste ano, priorizar mais postagens feitas por amigos do que as publicações de empresas de jornalismo profissional no que é mostrado na linha do tempo de usuários.

"Penso que notícias são incrivelmente importantes para a sociedade e para a democracia. Porém notícias são uma pequena minoria do conteúdo lido no Facebook", disse Zuckerberg, segundo o relato.

Citando trechos da conversa, LaFrance também aponta que Zuckerberg vê pouca diferença entre opinião de amigos e conteúdo jornalístico profissional.

"Penso que, em geral, as empresas jornalísticas têm uma opinião. Muito do que vocês fazem é ter uma opinião", disse ele.

Fonte: Folhapress
Foto: Mladen Antonov / AFP / AFP

Foto

Notícias Relacionadas