PatoBranco.com

Secretaria de Saúde de São Lourenço do Oeste organizou Mutirão Ambulatorial de Consultas

Publicado em: 09/05/2018 05:28

Nos últimos dias, o governo municipal de São Lourenço do Oeste, por meio da Secretaria de Saúde, organizou um Mutirão Ambulatorial de Consulta em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste de Santa Catarina (CIS-Amosc), a Associação de Municípios do Noroeste de Santa Catarina (AMNoroeste) e a . Gerencia Regional de Saúde, no Hospital da Fundação. Foram realizadas 762 consultas entre os 33 municípios participantes.

De acordo com a secretária de Saúde de São Lourenço do Oeste, Vânia Garbin Baldissera, cada município custeou as consultas dos seus pacientes, estes que por sua vez não tiveram custo algum nas consultas. A prestadora do serviço foi a Clínica Cristalink, a mesma dos Mutirões de Catarata do ano passado.

Vânia explica que o objetivo deste Mutirão Ambulatorial de Consulta, voltado à especialização de oftalmologia, é diminuir a fila de espera dos municípios. "Esses pacientes que realizaram as consultas estavam em fila de espera mesmo, há muito tempo. Somente com os mutirões é que temos chance de zerar as filas", acrescenta. Conforme a secretária de Saúde, a próxima etapa é fazer um novo mutirão de cirurgias.

Das 762 consultas, foi levantada a necessidade de fazer 677 cirurgias de catarata, que serão realizadas em um novo mutirão no Hospital da Fundação. Serão atendidas somente as pessoas que passaram pela triagem na última semana. Vale lembrar que São Lourenço do Oeste zerou a sua fila reprimida de cirurgias de catarata ainda em 2017.

Referência em oftalmologia

Graças aos Mutirões de Catarata realizados em São Lourenço do Oeste em 2017, hoje o Estado de Santa Catarina tem um prestador de serviço na especialização de oftalmologia. "Esta oferta de serviços em todo o Estado começou através da Secretaria de Saúde e da AMNoroeste, que conseguiram o prestador de serviço para os Mutirões de Catarata", diz a secretária Vânia.

Segundo o prefeito de São Lourenço do Oeste, Rafael Caleffi, através destes mutirões de consulta e de cirurgia, a administração municipal trabalha para que o município se torne referência em oftalmologia no Estado de Santa Catarina.

Municípios atendidos

Além de São Lourenço do Oeste, foram atendidos pelo mutirão os seguintes municípios: Marema; São Bernardino; Quilombo; Campo Erê; Cordilheira Alta; Jardinópolis; Abelardo Luz; Caxambu do Sul; Jupiá; Novo Horizonte; São Domingos; Xanxerê; Sul Brasil; Planalto Alegre; Pinhalzinho; Ipuaçu; São Carlos; Águas Frias; Nova Erechim; Lageado Grande; Coronel Freitas; Entre Rios; Bom Jesus; Coronel Martins; Paial; Irati; Passos Maia; Nova Itaberaba; Serra Alta; União do Oeste; Guatambu e Santiago do Sul.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Assessoria de Imprensa

Foto

Notícias Relacionadas