PatoBranco.com

Juros abusivos de cartões de crédito prejudicam 52 milhões de consumidores, destaca Ataídes Oliveira

Publicado em: 10/05/2018 16:55

O senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO) lamentou o prejuízo causado aos 52 milhões de usuários de cartões de crédito pelos juros extorsivos e abusivos cobrados pelas operadoras no país. Nesta quinta-feira (10), no Plenário, ele informou que Comissão de Defesa do Consumidor (CTFC) - da qual é o atual presidente - tem combatido o problema com cobranças e audiências públicas, mas sem o efeito desejado. Diante disso, afirmou, a solução foi instalar uma Comissão Parlamentar de inquérito para investigar o tema.

Segundo Ataídes, na primeira audiência da CPI, os convidados, representantes dos consumidores, foram unânimes ao destacar o fortíssimo poder econômico dos bancos e operadoras, o que torna muito difícil mudar a situação:

- O poder econômico desse povo é muito forte. O sistema bancário é um cartel. Tudo está na mão de cinco instituições: Itaú, Bradesco, Santander, Caixa Econômica e Banco do Brasil. A concentração e a verticalização já dizem tudo. São o grande problema - afirmou.

Na opinião do senador, o Banco Central tem sido conivente com os banqueiros e agora, vendo o clamor popular, e até mesmo a pressão da CPI, resolveu editar três resoluções na tentativa de forçar a queda dos juros.

Ataídes informou ainda que na próxima semana a CPI vai ouvir representantes das empresas de cartão de crédito. Logo depois será a vez dos bancos. Ele disse estar confiante num resultado positivo das investigações.

Em aparte, o senador Roberto Requião (PMDB-PR) fez duras críticas à equipe econômica do governo Michel Temer e classificou de "loucura" a situação, que impede inclusive o desenvolvimento econômico do país, uma vez que esses juros elevados absorvem a liquidez da economia brasileira.

Fonte: Agência Senado
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Foto

Notícias Relacionadas