PatoBranco.com

Educação promove inclusão feminina na programação digital

Publicado em: 10/05/2018 16:58

A Secretaria de Estado da Educação promove ao longo desta sexta-feira (11), em Curitiba, o movimento Scratch Day Paraná para a comunidade escolar. O evento, "Programação também é coisa de menina!", visa ampliar o acesso das mulheres ao mercado de informática.

Através de exposições e salas temáticas, professores, pais, alunos e demais representantes da comunidade escolar têm a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o mundo da programação.

O scratch é um software de programação em blocos desenvolvido pelo Instituto Tecnológico de Massachussets (MIT), dos Estados Unidos. Durante o dia de atividades, que acontece no laboratório de aprendizagem criativa da Secretaria da Educação (SEED Lab), no bairro Boqueirão, serão montadas seis salas scratch com as temáticas de música, games, formação de professores, computação física, família e desplugado, com homenagens a mulheres que se desatacaram no mundo da programação.

"Percebemos um número pequeno de mulheres em áreas como engenharia, matemática e tecnologia, por culturalmente se considerar que este é um universo exclusivamente masculino. No entanto várias mulheres são responsáveis por descobertas e contribuições fundamentais para o nosso desenvolvimento tecnológico atual. Por isso, neste Scratch Day escolhemos esse tema para estimular nossas estudantes a romperem com este mito", disse o chefe do Departamento de Políticas e Tecnologias Educacionais (DPTE), Eziquiel Menta.

Nas salas temáticas, os visitantes terão a oportunidade de ingressar no mundo da programação on-line e off-line, conforme sua aptidão, por meio de música, jogos, animações, entre outros, de maneira simples, criativa e lúdica. "Os espaços foram organizados para atender a todos os visitantes, divididos em salas temáticas, cada uma abordando o Scratch por uma perspectiva diferente. As salas contam com atividades desenvolvidas para família, para quem gosta de jogos ou música, para fomentar a discussão da formação de professores, além de computação física e programação "desplugada", acrescentou Menta.

PROGRAMA-SE - O Scratch Day Paraná acontece nesta sexta-feira (11) das 9 horas ao meio dia e das 13 horas às 16h30min, no Departamento de Políticas e Tecnologias Educacionais, no bairro Boqueirão. Nas escolas as ações serão desenvolvidas ao longo do mês. "Cada professor terá liberdade para trabalhar o movimento scratch em sua escola com os colegas, alunos e com a comunidade", disse a coordenadora de Tecnologias Educacionais, Eguimara Branco.

"Por meio da programação, é possível aprender coisas novas, pensar de forma criativa, trabalhar de forma colaborativa, resolver problemas, desenvolver o raciocínio lógico e formar jovens fluentes em novas linguagens", reforçou Eguimara.

O Scratch Day acontece no mundo todo nesse sábado (12). Em 2017, o Estado do Paraná foi o lugar que mais teve participação scratch no mundo.

SERVIÇO: Movimento Scratch Day Paraná.

Data: sexta-feira (11).

Horário: 9h às 12h e das 13h às 16h30.

Local: Departamento de Políticas e Tecnologias Educacionais (DPTE) - Rua Salvador Ferrante, 1.651 - Bairro Boqueirão - Curitiba. sites.google.com/escola.pr.gov.br/scratchdayseedpr

Fonte: AEN
Foto: Hedeson Alves

Foto

Notícias Relacionadas