PatoBranco.com

Cinco mil roteadores da Oi têm falha de segurança, revela pesquisador

Publicado em: 11/05/2018 18:52

Cerca de cinco mil roteadores da Oi teriam uma falha de segurança, segundo o pesquisador Ankit Anubhav da NewSky Security, grupo especializado em cibersegurança. Divulgada nesta quinta-feira (10), a informação é de que três modelos da Datacom distribuídos pela operadora brasileira não trazem de fábrica proteção contra o acesso ao Telnet. Com isso, o roteador fica vulnerável a ataque de hackers, que podem assumir o controle do aparelho de forma remota, sem a necessidade de inserir uma senha.

O TechTudo entrou em contato com a companhia, que não confirmou a vulnerabilidade: "a Oi informa que está analisando o fato noticiado para tomar as medidas cabíveis". Os modelos da Datacom que trazem o erro, segundo Anubhav, são os DM991CR, DM706CR e DM991CS.

O Telnet é um tipo de protocolo de rede que facilita o controle remoto por meio de um terminal. Nos roteadores, a entrada é geralmente bloqueada mediante uma senha, impedindo o acesso de terceiros ao aparelho, já que o sistema agrupa configurações importantes.

No caso da Oi, como explica o especialista, alguns modelos chegavam a vir com a camada de proteção. Porém, na maioria dos aparelhos, a senha estava desconfigurada por padrão, facilitando possíveis ataques de hackers. Por meio de um script inserido no dispositivo, a máquina pode passar a integrar uma botnet para ser usada em ataques de negação de serviço a servidores (DDoS).

Enquanto ainda não há uma definição por parte da Oi, o pesquisador recomenda que o próprio usuário faça essa configuração. No manual dos roteadores da Datacom afetados, a fabricante disponibilizou um tutorial para realizar a operação. Vale lembrar que é sempre importante escolher uma senha forte, mesclando letras, números e caracteres especiais.

Fonte: TechTudo
Foto: Reprodução

Foto

Notícias Relacionadas