PatoBranco.com

Mais de 300 alunos se formam no Proerd

Publicado em: 17/05/2018 11:05

Na terça-feira, dia 15, o Município de Pato Branco, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, juntamente com a Polícia Militar do Paraná e com o Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), realizaram a formatura de 358 alunos da Rede Municipal de Educação, que participaram das atividades do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). Além das autoridades e dos alunos, participaram da formatura os pais e padrinhos dos formandos. Esta foi a primeira formatura do projeto neste ano, que tem ciclos trimestrais. Até o final de 2018, cerca de mil alunos participarão da iniciativa, que aborda a prevenção e o enfretamento às drogas, à violência e ao bullying.



Para a secretária de Educação e Cultura de Pato Branco, Heloí Aparecida De Carli, projetos e programas como o Proerd possibilitam o conhecimento e o desenvolvimento das crianças enquanto cidadãos. "Queremos oferecer capacitações nas mais diversas áreas e o Proerd é uma oportunidade ímpar de formação, pois previne e fortalece o pré-adolescente para que ele diga não às drogas", disse a secretária de Educação e Cultura, Heloí Aparecida De Carli.



As aulas, de acordo com a soldado e instrutora do Proerd, Luciana Savitski, têm uma metodologia própria, envolvendo teoria e prática. A intenção é oferecer um espaço onde as crianças possam se informar sobre os malefícios das drogas e se sintam seguras para compartilhar experiências, esclarecendo dúvidas e buscando ajuda, quando for o caso.



Na formatura, ela enalteceu a participação e o apoio dos familiares. "Nesta primeira formatura de 2018, sentimos a sensação de dever cumprido, pois é muito importante reunirmos essas forças positivas da sociedade. Esse é um momento muito feliz, porque estamos presenciando a família unida, contemplando essa conquista junto com a Escola e a Polícia Militar", comemorou a soldado Savitski.



Ensinamentos para a vida



Ivanir de Fátima Rodrigues contou que os dois filhos mais velhos já participaram de edições anteriores do Proerd. Ela disse estar muito satisfeita, pois o filho Samuel Martins, aluno do 5º ano da Escola Municipal Santos Dumont, teve a mesma oportunidade que os irmãos. "Enquanto família, nós conversamos muito e sei que o curso oportuniza um saber mais completo, pois ele me contava como eram as aulas e o que ele aprendia. Então, posso dizer que o Proerd é importante na orientação das nossas crianças, ajudando os pais na preparação deles para o mundo, longe das drogas, da bebida e da violência", ressaltou Ivanir.



A professora do 5º ano da Escola Municipal Alvorada, Adaiana Franciscon, disse que os alunos estavam sempre empolgados com as aulas. "Eles ficavam ansiosos esperando pelos encontros e é possível perceber isso através das redações que eles escreveram, onde ficou evidente a preocupação com drogas e com o bullying, por exemplo. Foi uma experiência muito válida", avaliou a professora.



Para a aluna do 5º ano da Escola Santos Dumont, Pamela Vitória Koslowski, 11 anos, participar do Programa fez a diferença. "O que eu aprendi no Proerd eu vou levar para toda a minha vida, principalmente sobre os malefícios das drogas e os processos escutativos e de tomada de decisões", explicou Pamela.



Richard Gabriel Fernandes Machado, 13 anos, é aluno do 5º ano da Escola Municipal Alvorada e disse que para ele os encontros também demonstraram a importância do zelo com os amigos. "Além de entender por que devemos ficar longe das drogas e das bebidas alcoólicas, aprendemos que é importante sermos exemplo e ajudarmos nossos amigos também", falou Richard.



A solenidade de formatura contou com estudantes das escolas Alvorada, Gênesis, Gralha Azul, Irmã Dulce, São João Batista de La Salle, Santos Dumont, São Cristóvão, União, Veneza e Vila Verde. Mais informações sobre a atuação do Proerd, basta entrar com contato com a Secretaria de Educação e Cultura, junto à Prefeitura de Pato Branco, ou pelo telefone 3220-1557.



Premiações



Para finalizar o projeto, todos os alunos escreveram redações e as melhores de cada turma foram premiadas. Cada aluno recebeu de presente um leão de pelúcia, símbolo do Proerd. Os vencedores de cada turma formam:



Escola Municipal Alvorada

5º A - Julia Zygoswiki

5º B - Camila Gonçalves Santos

5º C - Leonardo Avila Tuski



Escola Municipal Genesis

5º A - Vitória Emanuella Filipin de Souza

5º B - Alinne Antunes dos Santos



Escola Municipal Gralha Azul

5º A - Maurício Miguel Duarte da Silva Gomes



Escola Municipal Irmã Dulce

5º A - Maria Fernanda Pinto Guedes



Escola Municipal La Salle

5ª A - Natan Gabriel Zmieski Grein

5º B - Nicolas Moraes de Lima



Escola Municipal Santos Dumont

5º A - Cristiane de Souza Rocha



Escola Municipal São Cristóvão

5º A - Eloise Ferraz de Oliveira

5º B - Elizangela Eduarda da Silveira



Escola Municipal União

5º A - Yndaiá Amaral



Escola Municipal Veneza

5º A - Brenda Martins dos Santos



Escola Municipal Vila Verde

5º A - Willian Pereira Vargas

Fonte: Departamento de Comunicação Social do Município de Pato Branco
Foto: Assessoria de Imprensa

Foto

Notícias Relacionadas