PatoBranco.com

Sistema elétrico será reforçado para os jogos da Copa do Mundo

Publicado em: 07/06/2018 05:50

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) adotará medidas para aumentar a segurança do sistema elétrico durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo de 2018, na Rússia.

Segundo a proposta apresentada nesta quarta-feira (6) durante reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), a operação especial ocorrerá duas horas antes do início de jogo e permanecerá até duas horas depois dos jogos.

Também haverá operação especial durante eventos relevantes da Copa, como a cerimônia de abertura e o jogo da final.

A abertura da Copa será no dia 14 de junho. Já o primeiro jogo da seleção brasileira será no domingo, 17 de junho, às 15h.

Segundo informações do Ministério de Minas e Energia, as medidas adicionais para aumentar o grau de segurança e evitar cortes no fornecimento de energia, incluem:

- maior número de unidades geradoras em funcionamento em usinas hidrelétricas

- reforço das equipes de plantão nas instalações estratégicas

- programação diferenciada para manutenções nas instalações de transmissão

"A partir das simulações realizadas e apresentadas pelo ONS, não são previstas dificuldades no atendimento da carga. Assim, o CMSE reforçou a importância das medidas para ampliar a segurança do fornecimento de energia à sociedade no período do evento", informou nota do ministério.

Na reunião, o CMSE apresentou ainda que, em 2016 e 2017, o total de ocorrências no sistema se manteve no mesmo patamar e houve redução de epsódios que resultaram em corte no fornecimento de energia.

Fonte: G1 Globo
Foto: Reprodução

Foto

Notícias Relacionadas