PatoBranco.com

Impacto da incubadora de inovações da UTFPR para o sistema de inovação

Publicado em: 09/06/2018 06:45

A Incubadora de Inovações da UTFPR (IUT), do Câmpus Pato Branco, apoiou entre 1998 e 2017, 78 empresas incubadas e pré-incubadas de base tecnológica. Dentre as 78 empresas, 15 empresas foram apoiadas em 2017 pelo programa, sendo que 9 permaneceram até o final de 2017 (3 empresas incubadas e 6 empresas pré-incubadas).

Essas empresas tiveram um faturamento bruto aproximado de 112 mil reais, gerando 7,1 mil reais de impostos. Além disso, 8,7 mil reais foram investidos pela própria mantenedora da IUT, como capital semente, por meio de Edital de Bolsas para as empresas pré-incubadas. Essas empresas receberam em torno de 35 horas de qualificações e mais de 50 horas de assessorias e consultorias em cincos eixos: Empreendedor, Gestão, Capital, Mercado e Tecnologia. Esses eixos fazem parte de uma metodologia de certificação da incubadora, chamado de Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (CERNE), que atualmente vem sendo apoiado com recursos do SEBRAE - PR, por meio de Edital.

Ainda é importante destacar que dentre as 78 empresas apoiadas pelo programa de incubação da UTFPR Pato Branco, 8 empresas foram graduadas pela incubadora e ainda permanecem ativas na região Sudoeste do Estado do Paraná.

O último levantamento de dados econômicos de 2017 dessas empresas graduadas e que responderam a entrevista da IUT até maio de 2018 mostra que foram gerados mais de 45 milhões de reais de faturamento bruto, gerando mais de 3,4 milhões de impostos (somando municipais, estatuais e federais), além de 189 empregos diretos.

A empresa é graduada na última etapa do processo de incubação, quando a empresa atinge indicadores qualitativos de maturidade e faturamento mínimo de acordo com seu ponto de equilíbrio. Portanto, é nessa oportunidade em que ela deixa de fazer parte da incubadora, partindo, por si só, para o mercado da livre concorrência.



Conheça um pouco mais sobre as empresas graduadas ativas no link: http://pb.utfpr.edu.br/incubadora/empresas-graduadas/

Atualmente, são 14 empresas que fazem parte dos programas da IUT Pato Branco, entre pré-incubação, incubação residente. Conheça um pouco mais sobre os empreendimentos apoiados nos links abaixo:

http://pb.utfpr.edu.br/incubadora/iut/

e

http://pb.utfpr.edu.br/incubadora/hotel-tecnologico/.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Assessoria de Imprensa

Foto

Notícias Relacionadas