PatoBranco.com

Preservação ambiental foi foco de programação realizada pelo Município e entidades parceiras

Publicado em: 11/06/2018 15:23

Na semana passada, o Município de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, juntamente com as entidades parceiras, promoveu a Semana do Meio Ambiente. Além de envolver mais de 4 mil alunos da Rede Municipal, no sábado, dia 09, houve mutirão de limpeza do Rio Ligeiro, plantio de mudas de araucárias no Parque Cecília Cardoso e feira de adoção de cães e gatos.

Na manhã de sábado (09), aconteceu a 24ª edição da Feira de Adoção de Cães e Gatos, quando 35 animais foram adotados e receberam um novo lar. A feira aconteceu, pela primeira vez, na Avenida Tupi, no antigo Posto Gabriel. De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Nelson Bertani, a próxima feira será no dia 14 de julho, no mesmo local.

"Tivemos uma semana diferente, que focou diversas áreas ligadas à preservação ambiental. Contudo, vale lembrar que as ações são permanentes, especialmente nas escolas municipais, que possuem um projeto específico, voltado à educação ambiental, com atividades desenvolvidas durante todo o ano", comentou Bertani.

Paralelamente, foi realizada a ação de limpeza do Rio Ligeiro, na região da Rua Governador Jorge Lacerda, área central de Pato Branco. O grupo, formado por profissionais da Secretaria de Meio Ambiente, Sanepar, Sanewal e acadêmicos da Fadep e da UTFPR, também limpou o afluente do Rio Ligeiro na região dos bairros São Vicente e Bonato.

"Percebemos que o rio estava menos sujo, em comparação aos anos anteriores, o que demonstra que a população está cada vez mais consciente. Isso também se dá pela formação cidadã que as crianças recebem, pois desde cedo aprendem a separar o lixo, a cuidar do meio ambiente e, assim, levam esses ensinamentos para as suas famílias", avalia Bertani.

Ainda no sábado (09), à tarde, houve plantio de mudas de araucárias no Parque Municipal Cecília Cardoso, com a participação do Grupo de Escoteiros Primavera e moradores da região. Durante a semana, a Faculdade de Pato Branco (Fadep), a Faculdade Mater Dei e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) realizaram coleta de eletroeletrônicos.

Outra ação realizada na Semana do Meio Ambiente, envolveu nove empresas privadas, com palestras visando a substituição de copos e canudos plásticos. A iniciativa contou com a parceria da Rádio Elite FM e da Comtexto Comunicação.

Realização

A programação da Semana do Meio Ambiente de Pato Branco foi promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em parceria com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Sanepar, Sanewal e Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA). As atividades contaram com apoio da Faculdade de Pato Branco (Fadep), Faculdade Mater Dei, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ambientais de Pato Branco (COTAAPB), Elite FM e Comtexto Comunicação.

Fonte: Departamento de Comunicação Social do Município de Pato Branco
Foto: Assessoria de Imprensa

Foto

Notícias Relacionadas