PatoBranco.com

Município e comunidade inauguram nova praça no Bairro Planalto

Publicado em: 18/06/2018 17:32

O sábado ensolarado do dia 16, marcou a entrega da Praça Maria Ivanilde Gonçalves, no Bairro Planalto. A solenidade, realizada pelo Município de Pato Branco, contou com a presença dos moradores do bairro, autoridades e imprensa. O novo espaço, que possui 1.693,62 m², conta com pista de skate, playground, áreas de convivência e academia para a terceira idade. O total de investimentos, entre infraestrutura e terreno, foi de R$ 647.216,25 em recursos próprios. O local também recebeu paisagismo e iluminação em led.

O prefeito Augustinho Zucchi afirma que a revitalização e construção de espaços públicos voltado ao esporte, lazer e saúde são fundamentais. "É preciso investir no desenvolvimento pleno de nossa cidade, por isso, juntamente as nossas equipes da Prefeitura, estamos asfaltando ruas, construindo unidades de saúde, escolas, CMEIs, parques e praças. Também contratamos profissionais capacitados para atuar nesses locais, pensando sempre em nossa população", ressaltou Zucchi.

Sobre a Praça Maria Ivanilde Gonçalves, ele disse que espera que o espaço seja um local de encontro das famílias, voltado à saúde, qualidade de vida, crescimento sadio para as crianças, lazer e aprendizado para os jovens que utilizarem a pista de skate. "Acredito que as crianças não são apenas filhos de alguém, elas são de todos nós e precisamos acolhê-las com responsabilidade, ofertando espaços estruturados, como este", afirmou o prefeito.

O secretário municipal de Esporte e Lazer, Paulo Stefani, contou que a construção da Praça foi realizada de forma colaborativa e participativa. "Queríamos que ela atendesse todas as necessidades da comunidade e a pista de skate foi desenhada junto com skatistas, que se dedicaram a elaborar um projeto que segue as tendências atuais da modalidade", explicou o secretário.

O vereador Moacir Gregolin, autor da lei que nomeou a Praça, representou a Câmara de Vereadores e afirmou que não mede esforços para trazer melhorias. "É com muita satisfação que acompanho as transformações pelas quais o bairro passa, crescendo com qualidade de vida para todos os moradores e, enquanto vereador, tenho o compromisso de estar sempre buscando que o local receba investimentos e continue se desenvolvendo constantemente", comprometeu-se Moacir.

De acordo com o presidente da Associação de Moradores do Bairro Planalto, Nilson Moreira, o espaço contribuirá para o crescimento saudável da comunidade. "O histórico de desenvolvimento do Bairro Planalto é ótimo e hoje, com a Praça, estamos muito felizes, porque é um ambiente onde as crianças e jovens poderão se divertir com saúde e segurança. O local servirá para o encontro das famílias, então, em nome da comunidade, agradeço e peço para que todos colaborem nos cuidados com a estrutura e a limpeza", pediu o presidente.

A Praça e a pista

A pista de skate foi construída de acordo com a modalidade street, onde os obstáculos simulam a arquitetura das ruas, com escadas, corrimãos, bancos, hidrantes, guias, entre outros objetos, sendo utilizadas para realizar diferentes manobras. É a modalidade mais praticada ao redor do mundo, conforme explica o skatista Marcos Paulo de Mello, o Caskão.

Ele é praticante e um dos divulgadores do esporte em Pato Branco, atuando junto a projetos sociais que estimulam o skate entre as crianças e adolescentes. Caskão, juntamente com outros skatistas, colaborou com as equipes do Município para a elaboração do projeto. "Essa pista de skate é uma das mais utilizadas na atualidade e o espaço poderá receber campeonatos, repercutindo positivamente tanto para o bairro quanto para o cenário do skate nacional", disse ele. Caskão encerrou a solenidade e inaugurou o espaço convidando todos os skatistas presentes para irem para a pista praticar as manobras.

Homenagem

O nome da Praça, Maria Ivanilde Gonçalves, é uma homenagem estabelecida pela Lei Nº 5.148, de autoria do vereador Moacir Gregolin. Maria foi casada com Luiz Carlos da Cunha, mãe de Ruan Gabriel e Luiz Carlos Junior, e residiu na Rua dos Pavões, 240. Em 2006, Maria iniciou seu trabalho voluntário na comunidade, exercendo a função de catequista até o dia de sua partida. Promoveu, em 2015, juntamente com o filho Luiz e seu esposo, em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer de Pato Branco, uma corrida de BMX, com a participação de atletas de ponta, vindos dos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo e Paraná. Em 27 de setembro de 2015, Maria lvanilde foi vítima de um acidente automobilístico.

Novas áreas para esporte e lazer

Desde 2013, o Município já realizou a revitalização, construção e entrega de doze espaços públicos voltados ao lazer, prática esportiva, qualidade de vida e saúde. A primeira obra neste sentido, foi a revitalização da Praça Presidente Vargas, inaugurada em 2015. Em 2016, a população recebeu a estrutura do Largo da Liberdade, com pistas de caminhada, espaços para práticas diversas e Complexo Aquático, e a nova Praça do Bairro Santa Terezinha.

Em 2016 também houve a inauguração dos ginásios poliesportivos na comunidade de São Roque do Chopim e nos bairros São Roque e Jardim Primavera. No mesmo ano, também houve a revitalização do ginásio no bairro Novo Horizonte, que recebeu quadra sintética. Todos os locais, além de servirem para a prática esportiva das comunidades, também são utilizados para as atividades dos alunos das escolas próximas.

Ainda no mesmo ano, houve a entrega da pavimentação asfáltica da pista de caminhada, situada no entorno do Complexo Esportivo Frei Gonçalo (Patão). O local também recebeu intervenções nas quadras, com pintura e instalação de grama sintética e nova iluminação.

Em 2017, o Município entregou a Praça do Bairro Alvorada e realizou as reformas no Ginásio Dolivar Lavarda, que passou a receber jogos do Campeonato Paranaense de Futsal e Liga Nacional de Futsal.

Já em 2018, além da Praça do Bairro Planalto, o Município já entregou à população as três quadras sintéticas moduladas e o playground para crianças com até 6 anos de idade, junto ao Largo do Liberdade e o Parque do Alvorecer - Parque Estadual Vitório Piassa. Uma estrutura moderna e voltada à preservação ambiental, que conta com pistas de caminhada em meio às árvores e diversos espaços para convivência.

Seguem, ainda, as obras da Praça do bairro Jardim Floresta, que contará com quadra de futebol sintético, playground, academia da terceira idade e área de convivência.

Mais informações

Para mais informações sobre as atividades desenvolvidas pela Secretaria de Esporte e Lazer, basta ir até a Secretaria, junto ao Largo da Liberdade, ou pelo telefone (46) 3220-6087.

Fonte: Departamento de Comunicação Social do Município de Pato Branco
Foto: Assessoria de Imprensa

Fotos

Notícias Relacionadas