PatoBranco.com

Reaproveitamento de alimentos: comece em casa a luta contra o desperdício

Publicado em: 21/06/2018 08:35

Você já parou para pensar que a comida que sobra na sua casa falta no prato de alguém? Apesar de a quantidade de alimentos produzidos no mundo ser capaz de acabar com a fome, hoje, ainda há mais de 800 milhões de pessoas no mundo que sofrem com a falta de alimento, e só no Brasil são quase 14 milhões de pessoas.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) um terço das famílias brasileiras termina o mês sem comida nas mesas, enquanto 14 milhões de brasileiros passam fome, o restante da população joga no lixo 30% de todos os alimentos comprados. De acordo com os dados da Embrapa, 2006, o Brasil joga, anualmente, 26,3 milhões de toneladas de alimentos no lixo. Diariamente, desperdiçamos o equivalente a 39 mil toneladas por dia. Os números escandalosos são camuflados devido aos velhos hábitos de consumo. Nacionalmente, fazem parte desse desperdício, por exemplo, um volume de talos e cascas que não são usados (e deveriam ser), folhas e frutas machucadas e sobras de pão, café, arroz, feijão.

Boa parte desse desperdício acontece em casa. Então, que tal pensar sobre isso e aprender algumas receitas para reduzir o desperdício dentro de casa?! Selecionamos as melhores receitas sobre reaproveitamento de alimentos para você. Confira!

Salada de casca de abóbora

INGREDIENTES POR SALADA DE CASCA DE ABÓBORA

3 xícaras (chá) de casca de abóbora
1 e ½ xícara (chá) de tomate picado
½ xícara (cha) de cebola picada
4 colheres de sopa de azeite
Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de Preparo:

Lavem bem a casca da abóbora em água corrente e rale-a. Em uma panela coloque água para ferver e cozinhe a casca. Depois de cozida, escorra a água e deixe esfriar. Junte o tomate, a cebola, tempere com o sal e o azeite e leve à geladeira. Sirva Fria!

Macarrão com os ramos da Cenoura

INGREDIENTES POR MACARRÃO COM OS RAMOS DA CENOURA:

300 gr de macarrão parafuso
4 dentes de alho
3 colheres de sopa de azeite
1 xícara (chá) de ramos de cenoura
2 xicaras (chá) de talos (agrião, brócolis, beterraba, couve - um ou mais, o que estiver sobrando na geladeira)
Sal a gosto

Modo de Preparo:

Em uma panela, doure os dentes de alho inteiros no azeite. Acrescente os talos, os ramos e refogue. Junte o macarrão cozido al dente e verifique o sal.

Farofa de casca de melão

INGREDIENTES POR FAROFA DE CASCA DE MELÃO:

2 xícaras (chá) casca de melão picada
4 colheres de sopa de azeite
4 colheres de sopa de cebola picada
2 dentes de alho picado
2 xícaras (chá) de talos picados
2 xícaras (chá) de suco de casca de abacaxi
2 xícaras (chá) de tomate picado
4 xícaras (chá) de farinha de mandioca
Sal a gosto

Modo de preparo

Ferva a casca de melão até ficar macia. Escorra e reserve. Aqueça o azeite e doure a cebola e o alho, acrescente os talos, a casca do melão e refogue. Junte o suco e o sal. Deixe levantar fervura. Por último, acrescente o tomate picado e a farinha de mandioca. Mexa bem e sirva quente ou frio. (Para o suco da casca do abacaxi, as cascas devem ser cozidas por 15 a 20 minutos)

Doce de entrecasca de melancia

INGREDIENTES POR DOCE DE ENTRECASCA DE MELANCIA

1 kg de entrecasca de melancia ralada
½ kg de açúcar mascavo
3 colheres de sopa de suco de limão
200ml de água

Modo de preparo:

Preparo da calda: coloque o açúcar e a água para cozinhar até o ponto de fio, de modo que permaneça transparente.

Preparo do doce: leve a entrecasca para cozinhar com pouca água, depois adicione a calda de açúcar em ponto de fio junto com o suco de limão e deixe cozinhar por mais cinco minutos e desligue. O ponto certo é quando a calda começa a ficar mais espessa.

E aqui vão algumas dicas de preparos rápidos:
Palmito de Mandioca:
Retirar a película marrom que envolve a mandioca. Separar a casca branca. Lavar e cozinhar junto com a mandioca. Ou, ainda, picar em cubinhos pequenos e usar como palmito, refogado ou em saladas, tortas, pastel, etc.

Suco de cascas de frutas:

Bater no liquidificador: 2 xícaras (chá) de cascas de frutas bem lavadas, 1/2 litro de água e açúcar a gosto. (No caso do abacaxi, as cascas devem ser cozidas por 15 a 20 minutos.) Coar e servir gelado. Sugestão: Preparar este suco com cascas de pera, goiaba, manga, abacaxi ou caqui.

A entrecasca (parte branca) da melancia pode ser refogada no azeite juntamente com os temperos de sua preferência. Fica parecido com chuchu refogado.

Tira-gosto de sementes

Use as sementes de abóbora, melancia, melão como tira gosto. Basta lavá-las bem e salgar, deixar secar por 24 horas e levar ao forno para tostar.


Fonte: Green Me
Foto: Green Me

Foto

Notícias Relacionadas