PatoBranco.com

BRF suspenderá produção de perus em unidade de Francisco Beltrão, embargada pela UE

Publicado em: 28/06/2018 06:26

A companhia de alimentos BRF informou, nesta quarta-feira, 27, que suspenderá por tempo indeterminado as atividades de produção de perus da unidade de Francisco Beltrão (PR), a partir de primeira quinzena de agosto. “A revisão tem como objetivo a adequação da estrutura à demanda do mercado e a melhor alocação de recursos”, justificou a empresa em nota. A planta paranaense é uma das unidades cuja exportação para a União Europeia (UE) foi embargada neste ano.

Apesar da paralisação na linha de produção da ave, a BRF ressalta que todas as demais atividades do complexo fabril – processos de frango, rações, filial de grãos e as matrizes de peru – serão mantidas.

“A revisão também não altera os investimentos da ordem de R$ 18 milhões previstos para a unidade de Francisco Beltrão, destinados a diversos projetos de melhorias como a ampliação da área da câmara de estocagem”, destaca o comunicado.

Não foram confirmados quantos trabalhadores terão as atividades suspensas. A companhia afirma que está avaliando a possibilidade de absorver parte da equipe da linha em outros processos produtivos na mesma unidade ou em unidades próximas, dependendo da disponibilidade, mobilidade e existência de posições equivalentes. “A empresa informa ainda que os termos contratuais vigentes serão honrados junto aos atuais integrados. A BRF irá acionar todos os produtores da localidade nas próximas semanas para comunicar os próximos passos”, ressalta a empresa.

Em audiência pública no Senado, realizada neste mês, o vice-presidente Global de Eficiência Corporativa da BRF, Jorge Lima, havia comentado que os embargos impostos por outros países ao Brasil têm feito a empresa recuar.

Na ocasião, ele disse que a companhia estava fazendo o possível para evitar o fechamento de plantas, porém, a redução na produção de peru estava nos planos “por não ter onde vender”. “Essa cadeia de perus vai estourar, temos que parar”, ressaltou. Até o momento, o abate de perus foi paralisado em Mineiros (GO).

PREFEITO CLEBER SE REUNIU COM DIRETOR DA BRF

Nesta quarta-feira (27) o prefeito Cleber Fontana se reuniu com o diretor da BRF/One Foods de Francisco Beltrão, Sandro Fontes, para debater a suspensão de abates de perus nas unidades da empresa no município a partir de agosto. Devido a falta de mercado para exportações, em função da suspensão das compras por parte da União Européia, a BRF está fechando as suas unidades que atuam nesta área no Brasil, mantendo somente os frigoríficos de frangos.

De acordo com o prefeito, o objetivo é saber exatamente os procedimentos que a empresa vai adotar até a paralisação total de abates. "É uma questão que nos preocupa muito e precisamos encontrar alternativas de apoio e de assistência a todos os segmentos que serão atingidos, caso de funcionários, agricultores integrados, transportadores de perus e de ração, setor de carregamento, enfim, todos que de uma forma ou outra estão envolvidos", enfatizou o prefeito. Outro objetivo do encontro foi saber as medidas que a empresa adotará em relação a estas pessoas envolvidas nestes setores.

Sandro relatou que a decisão da empresa em parar a produção se deve exclusivamente a questão de mercado internacional, que absorve a maior parte da produção. Como a União Européria fechou as portas em relação a importações de perus, a única alternativa, segundo ele, é a paralisação da produção.

Nesta semana o prefeito esteve em Curitiba e se reuniu com o Chefe da Casa Civil, Dilceu Sperafico, para solicitar apoio do Governo do Estado. Cleber também deverá se encontrar nos próximos dias com o Ministro da Agricultura, Blairo Maggi, para tratar exclusivamente desta questão.

Nesta quarta-feira à noite o prefeito participa de encontro dos avicultores integrados que debaterão o fechamento das unidades. Acompanharam o prefeito no encontro com o diretor da BRF a diretora do Departamento de Agropecuária, Maria Lucia Matarezi, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inácio Pereira, e o Chefe de Gabinete, Alaércio Corazza.

Fonte: Estadão Conteúdo - Assessoria de Imprensa
Foto: Revista Amanhã

Foto

Notícias Relacionadas