PatoBranco.com

Governo do RS homologou situação de emergência em cidades atingidas por tornados e temporais

Publicado em: 30/06/2018 05:57

O governo do Rio Grande do Sul publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) da última quinta-feira (28) a homologação da situação de emergência de nove cidades gaúchas atingidas por um temporal no dia 12 de junho deste ano.

Os municípios que poderão ser beneficiados são: Água Santa, Ciríaco, Dois Irmãos das Missões, Pontão e Sarandi, no Norte; Giruá, Santa Bárbara do Sul e Porto Xavier, no Noroeste; e Araricá, no Vale do Sinos.

Até o momento, nenhuma das homologações foi reconhecida pelo governo federal, etapa que dá início ao repasse de recursos.

Em Água Santa e Ciríaco, o decreto confirma que houve nos municípios um tornado, afetando principalmente a área rural. Nas outras cidades, os fenômenos que constam são vendaval e queda de granizo.

Ainda no dia do temporal, foi confirmada que houve a morte de duas pessoas, em Sarandi e Ciríaco. Além disso, o forte vendo derrubou paredes de concreto e arremessou caminhões em estradas. De acordo com a Defesa Civil do Estado, foram 2.630 residências atingidas em 24 municípios, 10 pessoas desabrigadas e 22 desalojadas.

ÚLTIMAS HORAS - Chuva de granizo causa estragos em Muitos Capões, na Serra

A queda de granizo que durou cerca de dez minutos danificou pelo menos 84 residências no final da tarde desta sexta-feira (29), no município de Muitos Capões, na Serra Gaúcha. Equipes da prefeitura estão nas ruas contabilizando os danos e distribuindo lonas para as famílias mais afetadas.

De acordo com a prefeita Rita de Cássia Campos Pereira (DEM), as casas tiveram os telhados destruídos. Ela relata que muitas pessoas ficaram assustadas com a força da chuva, e também pela água que acabou entrando pelos buracos no telhado.

- A sorte é que não teve vento. Senão seria uma situação muito pior - descreve a prefeita

Rita de Cássia diz que uma reunião será convocada neste sábado (30) para definir as medidas a serem tomadas. A prioridade será a distribuição de telhas para as famílias mais prejudicadas. Não houve relatos de pessoas feridas.

A chuva, que durou entre cinco e dez minutos, ainda prejudicou o trânsito na BR-285. A situação foi acompanhada pela Polícia Rodoviária Federal.

Fonte: Gaúcha Zero Hora
Foto: Vanderlei Piva

Foto

Notícias Relacionadas