PatoBranco.com

Município de Mariópolis recomeça o projeto 'Rotas do Vinho'

Publicado em: 11/07/2018 08:47

O município de Mariópolis, através do Departamento de Indústria Comércio e Turismo, com parceria do programa Cidade Empreendedora do SEBRAE estão recomeçando o projeto "Rotas do Vinho".

O projeto nasceu em junho de 2001, quando o Fórum 21 de Desenvolvimento criou o Projeto "Uva Cultivando o Futuro", com o qual Mariópolis venceu o Prêmio Comunidade Empreendedora, criado pelo Sebrae/PR em 2003, com o objetivo de valorizar os projetos colocados em prática nas cidades. A fórmula encontrada para crescer foi unir cidade e campo num único projeto. Para isso, Mariópolis mostrou o aspecto típico da sua gente: a cultura do associativismo e potencial turístico.

Até então, os produtores tinham formado a Frutimar (Associação dos Fruticultores de Mariópolis) e a prefeitura, desde 1998, começava a trabalhar na base do processo, melhorando a qualidade dos parreirais, distribuindo mudas e dando orientações técnicas aos agricultores, o que acontece até hoje. Até mesmo na parte financeira muitos dos recursos utilizados no projeto foram oriundos da economia local.

A comunidade abraçou a causa e a ideia, que era somente dos produtores, acabou contagiando a cidade numa grande frente de desenvolvimento. A Festa da Uva ganhou o cenário Estadual e os produtores, com apoio da Prefeitura, construíram e equiparam a Vinícola São Francisco de Sales.

Buscando fomentar o turismo e o desenvolvimento econômico, no ano de 2018, o Departamento de Turismo juntamente com o SEBRAE reuniu um grupo de pessoas, formado por representantes da comunidade com conhecimentos específicos no ramo da uva e do vinho, para elaborar o escopo do novo projeto.

O novo projeto consiste em unir os produtores de uva com suas propriedades, a cooperativa vinícola São Francisco de Sales, a FRUTIMAR, o Departamento de Educação e Cultura, restaurante, museu, infraestrutura (estradas, identificação visual e paisagismo), produção de laticínios e embutidos, em um único caminho: a Rota do Vinho.

A partir de agora, o comitê Gestor responsável pelo projeto irá realizar reuniões periódicas para desenvolver e colocar em prática todo o projeto.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Assessoria de Imprensa

Foto

Notícias Relacionadas