PatoBranco.com

Município de Pato Branco, Instituto Campus Party e Irdes inauguram Laboratórios Include

Publicado em: 08/08/2018 17:37

O Município de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e da Secretaria Municipal de Assistência Social, juntamente com Instituto Campus Party (ICP), Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social (Irdes), Fogões Petrycoski, Sebrae/PR e o Instituto Nova Ágora de Cidadania (INAC), ligado ao Ministério de Ciência e Tecnologia, realizaram, na manhã desta quarta-feira, dia 08, a inauguração de dois Laboratórios Tecnológicos de Acesso Público, Include.

A solenidade aconteceu na Casa da Indústria e contou com a presença de autoridades, comunidade, imprensa, representantes das entidades e do presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia. Os Laboratórios Include visam, por meio de inovações tecnológicas e qualificação para o mercado de trabalho, promover a transformação social de jovens que, de outra forma, não teriam a oportunidade de acesso a conhecimentos tecnológicos diferenciados, assim como prepará-los para o empreendedorismo e ingresso ao mercado de trabalho. Em um primeiro momento, os Laboratórios atenderão cerca de 100 jovens, entre 8 e 18 anos, moradores das regiões dos bairros Alvorada e Planalto.

Para o prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, os Laboratórios oportunizam novas perspectivas de futuro. "A implantação dos Laboratórios Include representam a consolidação do projeto tecnológico que temos para Pato Branco. Pretendemos aproximar, colocar em prática e estreitar os conceitos de tecnologia e inovação junto à população. Por meio dessas unidades, estruturadas com equipamentos, metodologia própria e professores especializados, entre eles, jovens dos próprios bairros que estão sendo capacitados, as pessoas poderão vivenciar, dentro do seu ambiente, que a tecnologia e seus componentes são instrumentos vivos para fomentar novas oportunidades", explica Zucchi.

O presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia, afirma que o principal objetivo ao oferecer essa formação, em locais onde os jovens não têm tanto acesso, é a certeza de que nestes ambientes estão as melhores ideias. "Precisamos entender para onde vai o mundo, quais habilidades serão necessárias para o futuro. Acreditamos que as respostas estão na criatividade, fantasia e força de vontade dos jovens que vivem com dificuldades. As boas ideias não surgem onde o jovem está na zona de conforto, sem problemas que necessitem de soluções. Quem ganha tudo facilmente, não precisa pensar em alternativas para resolver problemas cotidianos", explicou Francesco.

Francesco também falou sobre a metodologia aplicada pelo Include. "Nos laboratórios do Include, em pouco tempo, cerca de 4 a 6 meses, os alunos já estão preparados com o conhecimento técnico que pode oportunizar a geração de renda para eles e suas famílias, ou podem pensar em soluções para problemas enfrentados por eles nas comunidades onde vivem, utilizando a tecnologia como ferramenta", evidenciou o presidente do Instituto Campus Party.

O gerente da Regional Sul do Sebrae/PR, Cesar Colini Gonçalves, disse que Pato Branco tem o comprometimento e a vocação para a inovação como características principais. "Aqui se acredita, faz e acontece. Esse é o diferencial da cidade, que a torna um espelho para a região. E essa parceria é algo que nos orgulha, pois Pato Branco é o primeiro município do Paraná onde o Include foi instalado, a partir das experiências vividas aqui é que ele será ofertado em outros locais", informou Cesar.

O presidente do Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social (Irdes), que também preside o Sistema Fiep, Cláudio Petrycoski, disse estar satisfeito e feliz em apoiar o projeto. "A ideia é ótima e vamos procurar apoiadores para que ela seja divulgada e implantada em outros locais. Nossa preocupação é que os talentos não sejam desperdiçados", ressaltou Cláudio.

O aluno do 6º ano do Colégio Estadual São João Bosco, Guilherme de Moraes Trindade, 11 anos, é um dos que farão parte do Include. "Eu já havia assistido a palestras sobre tecnologia e feito cursos quando estudava no CAIC (Escola Municipal Bairro Planalto). Então, quando fiquei sabendo do Include, quis muito participar, para entender como funciona e aprender a construir diversos equipamentos, mas, principalmente, aprender a montar um robô que funcione", contou Guilherme.

Include

Projeto do Instituto Campus Party (ICP), o Include consiste na criação e montagem de laboratórios de robótica para aproximar jovens (menores de 18 anos) moradores de comunidades carentes da tecnologia. O objetivo é identificar talentos dentro de comunidades menos favorecidas do País, criar vias para que possam estudar em escolas especiais, encaminhá-los ao mercado de trabalho para que saiam com emprego após a participação no programa e, mais do que isso, prepará-los para que consigam levar soluções para a própria comunidade usando a tecnologia, sem depender da ajuda externa. O Include nasceu na primeira edição da Campus Party Bahia, em outubro do ano passado (2017) e teve sua primeira unidade inaugurada em Canudos. Ainda neste ano, serão inaugurados mais 100 laboratórios em 11 estados brasileiros.

Nos próximos cinco meses, os jovens serão capacitados pelos cursos básico e opcional, com metodologia da Tron, baseada na robótica educativa. Os conteúdos do primeiro módulo abrangem desde programação, eletrônica básica, mecânica, ferramentas, robótica educacional, maker e aplicada, até conhecimento em drones. Já o segundo módulo oferece modelagem 3D, impressão 3D e noções básicas de aplicativo. Nos dois espaços, a Internet será liberada pela Ampernet.

Os Laboratórios de Pato Branco serão os primeiros a receber oficinas de Empreendedorismo Criativo no formato Hands On, com foco em desenvolvimento de projetos. Essas oficinas serão ministradas pelo Sebrae e, futuramente, serão replicadas nos demais laboratórios Include de todo o Brasil, aproximando os alunos do universo empreendedor e gerando novas oportunidades.

No Bairro Planalto, o laboratório fica na Rua das Garças, 661. O endereço no Bairro Alvorada é Travessa Ipacaraí, 51. Para mais informações sobre o Include, basta entrar em contato com o coordenador e instrutor dos Laboratórios em Pato Branco, Alexandre de Souza, pelo (46) 99982-3416.

Fonte: Departamento de Comunicação Social do Município de Pato Branco
Foto: Assessoria de Imprensa

Foto

Notícias Relacionadas