PatoBranco.com

PPGDR é representado em evento internacional na área de Economia e Sociedade

Publicado em: 10/09/2018 04:58

A Linha de Pesquisa Regionalidade e Desenvolvimento é um dos vieses de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da UTFPR - Câmpus Pato Branco, promovendo discussões que envolvem temas relacionados ao desenvolvimento sustentável, passando pela questão do binômio economia e sociedade e suas relações com o desenvolvimento local e regional.

Com a perspectiva de aprofundar os estudos nessa área, o professor da disciplina de Fundamentos do Desenvolvimento Regional, do PPGDR, Marcos Junior Marini, participou das "Jornadas Internacionales de Economía y Sociedad", na Universidad Nacional de Córdoba.

Este curso de capacitação foi promovido pelo Centro Latinoamericano de Formación InterdisciplinarIa (CELFI), órgão vinculado ao Ministerio de Ciencia, Tecnología y Innovación Productiva da República Argentina, o qual selecionou trinta pesquisadores latinoamericanos para o evento. O processo de seleção ocorreu por meio de um edital específico do ministério, contemplando uma bolsa de estudos internacional, com base em critérios acadêmicos incluindo análise dos currículos e dos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos candidatos.

Segundo o professor Marini, "a oportunidade de concorrer nesse processo seletivo latinoamericano e ser um dos cinco pesquisadores brasileiros selecionados pelo ministério de ciência e tecnologia da Argentina, demonstra que as pesquisas desenvolvidas no mestrado do PPGDR estão alinhadas com as discussões internacionais", declarou.

Em síntese, o curso de capacitação baseou-se nas discussões envolvendo o binômio economia e sociedade, passando pelas principais abordagens teóricas do desenvolvimento econômico, bem como pelas políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação (PCTIs), com o foco na importância dos sistemas produtivos e da inovação para o desenvolvimento regional e nacional.

Entre os palestrantes, estiveram o renomado economista francês, professor Robert Boyer, do l’Institut des Amériques (Paris), e a professora Gabriela Dutrénit, da Universidad Autónoma Metropolitana do México (UAM-Mex), além de outros pesquisadores da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), uma das comissões regionais da ONU. Neste sentido, o professor Marini comentou que "foram discussões muito importantes sobre o atual cenário internacional do desenvolvimento dos países e de suas regiões".

Na sua avaliação, "a capacitação possibilitará ampliar o horizonte quanto as suas pesquisas desenvolvidas no PPGDR, além de propiciar uma rede de contatos para buscar novos intercâmbios e parcerias com universidades latinoamericanas, em alinhamento com as atuais políticas de internacionalização da UTFPR", complementou Marini.

Os conhecimentos propiciados na capacitação poderão refletir de forma imediata nas atividades docentes do PPGDR, bem como nas pesquisas e orientações acadêmicas.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Assessoria de Imprensa

Foto

Notícias Relacionadas