PatoBranco.com

Sanepar realiza campanha para conscientizar sobre a importância da destinação correta do óleo de cozinha

Publicado em: 12/09/2018 05:27

A Sanepar procurou a Associação Empresarial de Pato Branco para ajudar na divulgação da campanha "Recicle o óleo de cozinha", hoje um dos principais agentes poluidores dos recursos hídricos. Além de poluir o lençol d´água, o óleo de cozinha aumenta os custos do tratamento de água e esgoto, destacou Marilucia Cyrino, coordenadora do projeto de educação ambiental da Sanepar.

Além do benefício ambiental entidades sociais poderão ser beneficiadas com o programa, que remunera em R$ 0,50 centavos por litro de óleo recolhido. No caso de Pato Branco os recursos serão destinados a entidades como a APAC, um dinheiro muito bem vindo, destacou Rosa Pelegrini, presidente da Associação de proteção aos condenados de Pato Branco.

Segundo dados da ONU, um único litro de óleo contamina milhares de litros de água.

Outro problema é quando alcança a rede coletora de esgoto, o óleo cria uma barreira que impede a passagem da água, causando um entupimento e aumenta drasticamente os custos de água e esgoto. "Além disso contamina os lençóis d´água, rios e lagos, prejudicando o meio ambiente".

A campanha que tem o apoio da Associação Empresarial consiste em motivar as pessoas a acondicionar o óleo usado e frio, em uma garrafa pet para entrega no escritório da Sanepar, que disponibiliza o telefone 115 para maiores informações do projeto.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Assessoria de Imprensa

Foto

Notícias Relacionadas