PatoBranco.com

Professora portuguesa palestra na UTFPR em Pato Branco

Publicado em: 14/09/2018 06:51

A convite do Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU), ligado ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), na última segunda-feira, dia 10 de setembro, na UTFPR - Câmpus Pato Branco, a professora Margarida Maria Pereira Arrobas Rodrigues, do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Portugal, partilhou algumas experiências no Processo de Bolonha, bem como experiências de internacionalização do Instituto.

O encontro reuniu, além de integrantes do GEU, professores e alunos do Câmpus. Na ocasião, a professora convidada abordou sobre os convênios de dupla diplomação que a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) firmou com o IPB e acentuou o número significativo de acadêmicos da UTFPR, de vários cursos, que passaram a estudar no Instituto português. A palestrante relatou sua experiência enquanto participante na reestruturação do IPB, objetivando alcançar competitividade, mobilidade e empregabilidade para seus egressos, por ocasião da inserção do Instituto no Processo de Bolonha.

Nesse sentido, apresentou o novo sistema de créditos acadêmicos (ECTS - European Credit Transfer System ou Sistema Europeu de Transferência de Créditos), como sendo o resultado de um esforço para a construção de uma maior comunicação entre as universidades europeias, no qual os estudantes têm reconhecimento de equivalência acadêmica de estudos realizados em outras universidades da Comunidade Europeia.

A professora Margarida demonstrou ainda a importância dos alunos estrangeiros presentes no IPB: de um total de aproximadamente 7.000 alunos, em torno de 25% são estrangeiros, oriundos de países da Comunidade Europeia e de mais 11 países não europeus.

Na avaliação das líderes do GEU, professoras Marlize Rubin Oliveira e Francieli Clara Peloso, e para os integrantes do Grupo, que têm o tema da internacionalização como foco de pesquisa, "a oportunidade de partilhar conhecimentos e experiências internacionais é fundamental para ampliar conceitos, políticas e ações sobre a temática".

Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Assessoria de Imprensa

Foto

Notícias Relacionadas