PatoBranco.com

Clássico de Sartre chega a Pato Branco pelo Circuito Cultural do Sesi

Publicado em: 18/09/2018 07:49

Uma das obras teatrais consagradas de Jean-Paul Sartre tem viajado pelo interior do Paraná durante o mês de setembro em uma iniciativa do Circuito Cultural do Sesi. O texto é "Huis Clos" (Entre Quatro Paredes - em português) e a montagem e adaptação é do diretor Enio Carvalho. O espetáculo revisita o clássico do dramaturgo e filósofo francês a fim de discutir questões extremamente atuais. A peça, que tem sido apresentada com entrada franca em 13 cidades do estado, chega a Pato Branco no dia 20 de setembro.

Huis Clos é uma peça teatral escrita durante a Segunda Guerra Mundial, no ano de 1944. A obra é uma das marcas artísticas do pensamento existencialista de Sartre. O drama é representado em um ato, por três atores que interagem em um único ambiente durante todo o enredo: o inferno.

No texto do filósofo, o cenário escolhido para a trama se difere da crença clássica cristã, sendo definido por um quarto fechado onde os três personagens principais devem conviver. O conflito da peça se instaura pelas diferenças gritantes entre os três mortos que acabam de adentrar no inferno: uma burguesa, uma lésbica e um escritor frustrado. Uma das máximas do texto se encontra na fala do escritor que, em dado momento, afirma: "o inferno são os outros".

De acordo com o diretor Enio Carvalho, a obra é um rico material para a discussão de graves e traumáticos problemas enfrentados pela sociedade atual: "a morte, os direitos individuais de manifestação, a liberdade sexual, questões religiosas, o comportamento social e suas reformulações e as atuações políticas. São colocadas em cena questões cruciais postas ao nosso enfrentamento opinativo dia a dia".

O espetáculo Entre Quatro Paredes - revisitando Sartre já circulou pelas cidades de Quedas do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon, Cascavel, Foz do Iguaçu, Medianeira, Toledo e Dois Vizinhos. Em Pato Branco, a apresentação acontece no Centro Cultural Sesi Pato Branco, às 19h. Os ingressos podem ser trocados por 1kg de alimento não perecível no dia da peça, com uma hora de antecedência. A montagem ainda passa por Palmas (21.09), Guarapuava (24.09), União da Vitória (25.09), São Mateus do Sul (26.09) e Mandirituba (27.09).



SERVIÇO

O CIRCUITO CULTURAL DO SESI CULTURA PARANÁ APRESENTA:

Entre Quatro Paredes - revisitando Sartre

Em Pato Branco

Data: 20 de setembro

Hora: às 19h

Local: Centro Cultural Sesi Pato Branco

Endereço: Rua Xingu, 833

Classificação: 14 anos

Valor: ingresso solidário. O Sesi Cultura Paraná pede a doação voluntária de 1kg de alimento não perecível a ser entregue na bilheteria dos teatros em dia de espetáculo com uma hora de antecedência.

FICHA TÉCNICA

Direção e adaptação: Enio Carvalho

Elenco: Rafael Camargo, Christiane de Macedo, Pagu Leal, Bruno Rodrigues

Produção: Dimas Bueno

Operação de Luz: Nadia Luciani

Operação de Som: Chico Nogueira

Contra-regragem: Thiozer Nunes

DEMAIS CIDADES QUE RECEBERÃO O ESPETÁCULO:

Palmas

Data: 21.09 | Hora: às 20h

Local: Centro Cultural Dom Agostinho Sartori | Av. Clevelândia, 521

Guarapuava

Data: 24.09 | Hora: às 20h

Local: Teatro Sesi Guarapuava | Rua Coronel Lustosa, 1736

União da Vitória

Data: 25.09 | Hora: às 20h

Local: Auditório Colégio Túlio de França | Avenida Manoel Ribas, s/n



São Mateus

Data: 26.09 | Hora: às 20h

Local: Centro Cultural do Clube dos Empregados da Petrobras (CEPE) | Rua Manoel Cunha Bittencuort, 2100



Mandirituba

Data: 27.09 | Hora: às 20h

Local: Teatro Municipal de Mandirituba | Rua Da Liberdade, 353.

Fonte: Bruna Kurth - Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação

Foto

Notícias Relacionadas