PatoBranco.com

UTFPR terá Curso de Doutorado em Desenvolvimento Regional

Publicado em: 09/10/2018 04:46

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), aprovou o curso de Doutorado em Desenvolvimento Regional para o Câmpus Pato Branco, cuja proposta vinha sendo elaborada desde 2016.

Isso se deve ao esforço coletivo de docentes, técnico-administrativos e discentes, com o apoio institucional irrestrito, desde o início do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), em 2010.

O PPGDR já titulou, até outubro de 2018, mais de 130 mestres, sendo 3 estrangeiros vinculados ao Programa PEC-PG provenientes da Guiné Bissau - África. Atualmente, está em curso a nona turma do Programa, e o processo de seleção da décima turma.

Em relação a estrutura o PPGDR atua em duas linhas de pesquisa, Educação e Desenvolvimento, Regionalidade e Desenvolvimento, bem definidas e articuladas, o que possibilita aos professores realizarem projetos conjuntos e alinhados à área de concentração do programa: Desenvolvimento Regional Sustentável.

Em relação ao corpo docente, a formação é multidisciplinar, sendo constantemente aperfeiçoada, inclusive com o afastamento de vários professores para pós-doc em instituições estrangeiras, oportunizando e fortalecendo as relações internacionais.

Em setembro de 2017 a Capes elevou para 4 o conceito do PPGDR, da UTFPR - Câmpus Pato Branco, na última avaliação quadrienal, consistindo num dos quesitos imprescindíveis para a aprovação do curso de doutorado.

No mês seguinte foi submetida a proposta de doutorado para a CAPES. Inicialmente o projeto foi avaliado e aprovado pela Comissão de Avaliação da Área de Planejamento Urbano e Regional/Demografia (PLURD) e, em seguida, pelo Comitê Técnico e Científico (CTC).

O PPGDR passa a ser composto por dois cursos, Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional. Enquanto o mestrado tem a duração de dois anos, culminando com a defesa de dissertação, o Doutorado terá a duração de 4 anos, com a exigência de defesa de tese.

O Coordenador do Programa, professor doutor Gilson Ditzel Santos, declarou que "o PPGDR, já vem contribuindo para a formação qualificada de agentes do desenvolvimento regional em bases sustentáveis numa vertente interdisciplinar. O Curso de Doutorado vem atender uma demanda de verticalização dessa formação, possibilitando uma especialização mais aprofundada na área do desenvolvimento regional", salientou.

O Coordenador considera a aprovação uma conquista expressiva, uma vez que oportunizará a maior consolidação da UTFPR em sua missão institucional e externou que "para o Sudoeste do Paraná esta conquista representa um avanço significativo no potencial de formação stricto sensu, possibilitando opções locais de qualificação. A isso soma-se a intensificação das pesquisas na área de desenvolvimento regional que contribuirão de forma ainda mais efetiva para as ações de desenvolvimento nas esferas públicas, privadas, e terceiro setor", considerou.

O início da primeira turma de doutorado está previsto para o primeiro semestre de 2019. Em breve será lançado o edital de seleção na página do PPGDR.

Este será o segundo curso de doutorado do Câmpus Pato Branco, sendo que o primeiro foi o curso de Doutorado em Agronomia.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Assessoria de Imprensa

Foto

Notícias Relacionadas