PatoBranco.com

A pedido do PSL, TRE-PR fará auditoria em urnas de quatro seções eleitorais

Publicado em: 15/10/2018 08:08

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) vai realizar uma auditoria pública em urnas de quatro seções eleitorais usadas no 1º turno das eleições 2018. A determinação é do desembargador Gilberto Ferreira, que atendeu um requerimento da Comissão Provisória do Partido Social Liberal (PSL).

A auditoria será na próxima sexta-feira (19), a partir das 8h, em Curitiba. Passarão por verificação as urnas das seções 311, que não teve a zona eleitoral indicada no pedido; 292, da 9ª Zona Eleitoral de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba; 654 e 664, da 1ª Zona Eleitoral de Curitiba.

Conforme a decisão, o pedido foi feito após relatos de que as urnas concluíram o processo de votação "imediatamente após a digitação dos dois números para candidato à Presidência da República, sem que o eleitor digitasse a tecla confirma".

O desembargador ressalta no despacho que mais do que atender requerimentos com este teor, o TRE-PR tem o dever de provar a "lisura" do sistema, apurando todas as denúncias de irregularidades que possar "macular" o processo eleitoral.

A auditoria vai verificar se os se os sistemas instalados nas urnas são os mesmos que foram lacrados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), se as urnas estavam em perfeitas condições de uso e funcionamento e se há indícios de fraude no sistema.

A verificação contará com a presença de três técnicos indicados pelo TSE, três técnicos do TRE, um técnico indicado pela Polícia Federal (PF) e outro pelo partido dos candidatos presidenciáveis

Antes da auditoria, na quinta-feira (18) será feita uma audiência pública, às 14h, também na sede do TRE-PR.

Fonte: CBN Curitiba
Foto: TRE - PR

Foto

Notícias Relacionadas