PatoBranco.com

Aquecimento global pode elevar valor da cerveja

Publicado em: 16/10/2018 05:57

Falar sobre aquecimento global tornou-se um hábito, algo trivial, muitas vezes perdendo a essência da discussão e sua devida importância. No entanto, uma publicação da revista Nature Plants divulgada nesta segunda-feira (15), de forma inusitada promove uma discussão sobre o tema. A pesquisa destacou que o valor da cerveja pode ficar até 70% mais cara a cada 500ml no Brasil e o "culpado" seria o aquecimento global.

Isso devido à influência do calor e seca na produção direta da cevada, principal e mais importante ingrediente da cerveja. Esses impactos foram estudados em 34 países que tem taxas significativas de produção, consumo e transações relacionadas com a bebida. As perdas na produção de cevada podem variar de 3% a 17%, sendo que as regiões mais afetadas seriam América do Sul, América Central e África Central.

Levando em conta os piores cenários divulgados pela pesquisa, o preço poderia dobrar e o consumo cair em 16%. O Brasil, um dos maiores consumidores de cerveja do mundo, seria o 7° país mais afetado, com cerca de 1 bilhão de litros a menos consumidos.

Essa está longe de ser uma das maiores consequências do aquecimento global, porém com o estudo, os pesquisadores têm a intenção de mostrar que as consequências podem impactar hábitos sociais e "artigos de luxo", como é considerada a cerveja.

Fonte: Folhapress
Foto: Imagem Ilustrativa

Foto

Notícias Relacionadas