PatoBranco.com

Atividades da Campanha Outubro Rosa envolvem mulheres pato-branquenses

Publicado em: 19/10/2018 10:07

Na quarta-feira (17), foram realizadas mais duas atividades da programação da Campanha Outubro Rosa. No início da tarde, aconteceu uma ação desenvolvida pela Secretaria Municipal de Assistência Social e pelo Grupo Gama, que ministrou uma palestra às participantes do Projeto Ser Mulher, sobre prevenção ao câncer de colo uterino e ao câncer de mama. Professores e acadêmicos da Faculdade de Pato Branco (FADEP) também estiveram presentes.

Após a palestra do Grupo Gama, as mulheres formaram um laço humano, simbolizando a união em prol à prevenção e à disseminação de orientações sobre a saúde do público feminino. A secretária municipal de Assistência Social, Anne Cristine Gomes da Silva Cavali, conta que durante o mês de outubro, voluntárias do Grupo Gama estão visitando os cursos ofertados pela Secretaria, fornecendo informações às mulheres, evidenciando a importância da prevenção.

"Não poderíamos deixar de participar da programação do Outubro Rosa, que tem o objetivo de alertar as mulheres quanto a importância do autoexame de mama e da visita periódica ao médico, pois a prevenção é a forma mais eficiente de cuidar da saúde da mulher e essa consciência também deve ser transmitida às participantes dos nossos cursos", comenta Anne.

Ainda na quarta-feira (17), à noite, aconteceu o Ritmos FIT Rosa, aulão de aerodance promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, envolvendo a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e que contou com a parceria da Corporalle Fitness. Além das aulas de dança, houve orientações em saúde e massagens.

As duas atividades movimentaram o Largo da Liberdade e reuniram cerca de 200 mulheres. A secretária municipal de Saúde, Márcia Fernandes de Carvalho, ressalta que a campanha Outubro Rosa objetiva sensibilizar as mulheres. "A prevenção deve estar presente no cotidiano das mulheres, com a realização de exames periódicos, especialmente aqueles relacionados a doenças como câncer de mama e de colo de útero. Queremos mostrar, ainda, a importância de hábitos saudáveis para a qualidade de vida e saúde das mulheres", pontua Márcia.

O Dia D da Campanha Outubro Rosa será em 27 de outubro, um sábado. Na ocasião, haverá ações de prevenção e qualidade de vida, incluindo coletas de testes rápidos, solicitação de mamografias, circuito saúde, exposição de artesanato, coletas de preventivos, orientações e cuidados de pele, entre outras. As atividades ocorrerão das 09h às 16h, na Praça Presidente Vargas, nas unidades de saúde dos bairros e no Programa Mãe Pato-branquense, que realizará, ainda, um mutirão de consultas de mastologia e colocação de dispositivos intrauterinos (DIUs) que estão em fila de espera.

Neste ano, a Campanha Outubro Rosa é promovida pelo Município de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com apoio do Grupo Gama, Faculdade de Pato Branco (Fadep), Secretaria Municipal de Assistência Social, CEU das Artes e do Esporte, Sesc, Sesi e Colégio Estadual de Pato Branco - Premen.

Programação Outubro Rosa // Pato Branco 2018

Jantar Rosa promovido pelo Grupo Gama

Data: 20 de outubro (sábado)

Horário: 20h30

Local: CTG Tarca Nativista.



Bingo Rosa do Grupo Gama

Data: 25 de outubro (quinta-feira)

Horário: 19h30

Local: Pavilhão São Pedro.



Palestra e avaliação da saúde bucal de funcionárias

Conforme programação da odontologia

Data: 25 de outubro (quinta-feira).



Dia D do Outubro Rosa

Data: 27 de outubro (sábado)

Horário: 09h às 16h

Local: Praça Presidente Vargas, Unidades de Saúde e Programa Mãe Pato-branquense.



Roda de superação

Data: 31 de outubro (quarta-feira)

Horário: 14h

Local: Casa de Apoio do Grupo Gama.



Missa de encerramento

Data: 31 de outubro (quarta-feira)

Horário: 19h30

Local: Igreja do Bairro Jardim Primavera.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Assessoria de Imprensa

Foto

Notícias Relacionadas